Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 11 de março de 2008

Câncer de mama: direito a carro sem impostos

BR Press) - Mulheres mastectomizadas podem comprar um automóvel zero km com câmbio automático e direção hidráulica com isenção de impostos, como IPI, ICMS, IPVA e liberados de rodízio. No caso da mastectomia, perde-se parte da força no braço em razão de esvaziamento das glândulas axilares, mas nem todas as mulheres que passaram por este processo sabem que têm estes direitos.

Segundo Nevia da Gama e Silva, proprietária da Névia Insenções, o primeiro passo para a conquista é renovar ou tirar carteira de habilitação, na qual a mulher passa pela avaliação de um médico cadastrado pelo Detran, que provará a mobilidade reduzida. "Para facilitar o andamento, pode-se levar exames que comprovam a mastectomização", explica Névia.

Finalizada esta etapa, é a hora do exame prático. Para isso existem auto-escolas especializadas, que oferece carros automáticos para ensinar estas mulheres. Depois de estar com a habilitação em mãos e o exame prático concluído, inicia-se a entrada nos pedidos de isenções de IPI, ICMS e IPVA – um por vez, feitos na Secretaria da Fazenda. Todo esse tramite leva, em média, três meses.

2 comentários:

ana beatriz disse...

com muito trabalho consegui meu automóvel com cambio automatico. a pericia argumentava que so corresponde a pessoas con defeitos fisicos .Eu sou mastectomizada radical com esvaziamento axilar (extração de13 linfonodos)Gostaria de saber as leis para ajudar outras mulheres na mesma situação e me preparar para a troca de carro já que devo passar por outra pericia e espero que esta vez seja menos humilhante. Obrigada!

Anônimo disse...

tive um cancer de mama, e esvasiamento axiliar, meu braço não tem a mesma força de antes. Fui ao Detran de mg, pois moro em B Horizonte, e fiz exame num carro simulador, com dois senhores, concluiram que nao tenho necessidade de carro com adaptação. Gostaria de exclarecimentos, obrigada Rosa Ester (Marceloffranco@gmail.com