Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

sábado, 22 de junho de 2013

Tecla SAP no pronunciamento da Presidenta

O movimento  não mostra a força de nossa democracia: mostra a força do povo! O movimento não é feito apenas por nossa juventude que deseja avançar: é feito por cada cidadão cansado de tanta conversa e pouca ação!

Esta energia de fato será aproveitada melhor: nas urnas!

Nada acontecerá melhor e mais rápido pois, como foi dito, falta recursos políticos e financeiros. Por que? Porque nada acontece melhor e mais rápido sem vontade!

Essa 'muita coisa que o "Brasil" ainda não conseguiu realizar é exatamente o que impulsiona o clamor popular: até agora a política deste país não conseguiu criar um padrão para atendimento de saúde, para educação, para segurança pública, para nada! Para cada presidente, governador e prefeito há um sistema administrativo. De 4 em 4 anos até o timbre dos receituários mudam! Até as carteirinhas de identificação do SUS mudam! De 4 em 4 anos mudam o funcionamento de tudo e nós vamos nos perdendo, obrigados a viver nos adaptando!

'Se deixarmos a violência nos fazer perder o rumo'

O país está fora de rumo e de prumo faz muito tempo! Esta frase não foi direcionada ao povo de fato mas, aos vândalos que são justamente o número sustentado pelos 'projetos' sociais. Não é preciso ser gênio para saber que ninguém deve ter nada de graça! Tudo na vida de um cidadão de bem é fruto de suor, trabalho, perseverança e conquista! O governo tem dado o peixe mas, não dá a vara e não ensina a pescar porque na verdade, não há gratuidade em uma Bolsa Família? É um modo de comprar e vender? Ladrões preferem coisas de graça! Trabalhadores conquistam! O pai e a mãe de família de fato não quer esmola: quer poder sustentar seus filhos com o próprio suor!

'Muita coisa a perder'

Sugiro que principalmente Senadores vivam no mesmo nível do povo brasileiro usando transporte, educação, saúde, segurança públicos para se ter a real dimensão do que é por tudo a perder!

"Tem obrigação como presidenta de ouvir o povo e discutir com todos os seguimentos dentro da Lei e da Ordem"... 

Senhora presidenta... Por onde tem andado? Onde está a ordem nesta balburdia chamada política brasileira? Quer agir dentro da Lei? Retire dos cargos os políticos condenados que estão exercendo ainda suas funções! Por que é interessante limitar a ação do Ministério Público? Para que a corja continue atuante? Se o Ministério Público convocar a população, iremos!

'O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático'... 

Em que momento de sua vida a senhora esqueceu desta luta e passou para o outro lado? Em que momento esqueceu-se que é mulher, é mãe, é cidadã e lutou pelo mesmo que o povo luta hoje?

'Não é fácil chegar onde desejam muitos que foram às ruas'...

 E se as coisas continuarem como estão, será impossível pois, do jeito que está já está faz tempo!

'É preciso usufruir do direito de questionar e cobrar de maneira pacífica e ordeira'... 

Definitivamente seu discurso não estava direcionado ao povo de fato pois, os únicos que não conseguem viver de modo pacífico e ordeiro são os vândalos! O povo de fato saiu as ruas e garanto que nem em Copa do Mundo se viu tanta gente nas ruas e de modo tão ordeiro!

'O povo não pode aceitar que uma minoria destrua o patrimônio público e privado'... 

Pois o povo não está aceitando! A nenhum tipo de destruição a nada neste país! Vemos destruição quando empresários conseguem comprar nossa política e acabar com rios, mares, áreas de preservação... Vemos destruição quando centenas de ambulâncias pelo país são abandonadas e expostas ao desgaste do tempo quando a população precisa de mais delas. Vemos destruição quando aparelhos essenciais para exames em pronto socorros e hospitais não funcionam e não recebem manutenção. Vemos destruição quando os nativos desta terra - que já estavam aqui no suposto descobrimento - são despejados de propriedades que lhes pertencem por direito nato. É preciso definir à risca o que significa destruir, presidenta?

Vou dizer o que envergonha o país... 

O que envergonha o país é a notícia de políticos condenados continuarem atuantes no poder e isso ainda ser noticiado lá fora! O que envergonha o país é receber turistas que consideram áreas de pacificação pontos turísticos. O que envergonha o país é ter um povo batalhador subjugado por uma tal de FIFA que chega mandando em tudo aqui enquanto hospitais e escolas não funcionam! É preciso continuar?

"Garantimos os direitos do cidadão"...

Quem garante o direito do cidadão é a Constituição: com ou sem presidente o povo mais cedo ou mais tarde iria se manifestar! O que os senhores no poder fazer é não nos permitir acesso aos nossos direitos!

Quer manter a ordem

Compreende a frase 'Coloque sua casa em ordem'? Que a ordem comece de cima!

'As tarifas baixaram'... 

Presidenta... O trabalhador recebe vale transporte e estudante paga meia! Acha que 0,20 centavos interferem no bolso do cidadão? 0,20 centavos de cada um pode encher os cofres públicos mas, não coloca comida na mesa de quem tem 5 pessoas dentro de casa e cada um precisa pagar 0,20 centavos à mais! Os 0,20 centavos recolhidos de cada um não são revertidos em melhorias no transporte público!

"Sua geração lutou muito para que a voz das ruas fossem ouvidas"...

 Em que momento de sua vida a senhora esqueceu disto? Hoje a senhora não está mais levantando bandeiras nas ruas, chegou ao poder! Onde estão os ideais clamados por sua geração? Diz o ditado que 'Quem bate esquece, quem apanha não esquece nunca'. O motivo real de cada sessão de tortura foi esquecido?

"A Sociedade quer mais"... 

Não diga que queremos mais como se choramingássemos de barriga cheia! Não diga que queremos mais como se já tivéssemos o bastante! Não queremos mais! Queremos o digno! O correto! O justo! O básico! E isso ainda não tem! Tivesse, nossos políticos colocariam suas famílias usando os serviços públicos!

"Plano Nacional de Mobilidade Urbana'... Vou dar somente um exemplo, ok? 

-Em um bairro da zona sul é essencial que a linha de Metrô siga adiante pois, os trabalhadores desta área saem da periferia para trabalhar no centro da cidade! Eles fazem uma verdadeira viagem para chegar ao trabalho! Consequentemente já chegam cansados para trabalhar! Além de pegar repetidamente ônibus/metrô/ônibus, vão espremidos uns nos outros, de pé por horas e ainda precisando caminhar alguns metros quando não se tem que tolerar o trânsito! Isto exige reforma nas principais avenidas, mais vagões, mais ônibus e tudo isso deve ainda comportar os tantos carros de passeio, compreende? Esta linha de Metrô não acontece porque há anos existe uma disputa judicial entre governo e uma igreja que não quer sair do caminho da linha do metrô! O povo precisa de facilidade para se locomover ao trabalho mas, a burocracia judicial não permite isso porque sai governo e entra governo a desculpa para um córrego a céu aberto ainda existir é uma avenida ou linha que quer passar e não pode passar! Pelo visto, o único lugar que esta linha pode passar é onde ela não pode enquanto o povo precisa fazer romaria antes do trabalho!

'100% dos recursos do petróleo para a Educação'... 

Vamos tirar a máscara disto? Pois o que os governos estaduais e prefeituras querem é usufruir dos royalties do petróleo! A senhora vai fiscalizar com os próprios olhos centavo por centavo do dinheiro que será encaminhado? Presidenta... Se a senhora enviar R$1000,00 para a prefeitura de qualquer cidade, chegará ao verdadeiro destino R$10,00!!! O empenho por Educação é algo cultural, de consciência, de caráter, de ambição, sabe como é? Quer um exemplo? 

O Japão devastado pela guerra articulou uma manobra que favorecesse não apenas a reconstrução do país mas, o futuro a longo prazo criando um padrão. Todos os recursos destinados a reconstrução do país foram revistos e a maior parte foi direcionada para a Educação: os alunos que receberam esta Educação foram os que impulsionaram o progresso do pais! A Educação no Brasil não precisa apenas de recursos financeiros e econômicos: precisa de motivação para haver vontade! Sabe quanto as placas diante de escolas em reforma apontam como gastos? Em uma escola estadual do meu bairro o placa anunciava milhões e o que se viu lá dentro foi a reforma de cozinha, banheiros e pisos novos, só! Já imaginou se cada brasileiro que decidisse fazer a mesma reforma em seus lares precisasse gastar o mesmo valor? 

Entenda: o que a senhora diz não é o que governadores e prefeitos farão ainda mais com esta disputa incabível de partidos!

"Médicos cubanos"... 

Vejo essas Ongs de médicos atuando mundo à fora e considero incrível como nelas existem médicos brasileiros. As condições de trabalho dos médicos aqui no Brasil não é nada fácil mas, para onde estes voluntários vão é bem pior! A senhora já fez um levantamento de quantos médicos se formam por ano? Por que é mais fácil trazer médicos cubanos em vez de dar aos médicos daqui melhores salários e melhores condições de trabalho? Por que tem muito médico que nem gosta de olhar para nossa cara? Esses são minoria e o próprio movimento demonstra que má vontade existe em todo lugar! Dois motivos para trazer esses médicos: eles estão acostumados a trabalhar em péssimas condições de trabalho e eles trabalham muito pra ganhar pouco! Esta tática, presidenta, não é solução! Vamos importar também professores ingleses? Eu mesmo, desde 2009 espero por uma cirurgia no abdômen.  Falta médicos? Não! Porque o convênio nem me dá o diagnóstico que me encaminharia para a cirurgia! Falta outra coisa! Médicos tem, presidenta! Não tem outras coisas!

Vou falar apenas dos movimentos sindicais e estudantis... 

Um estudante mobilizou um grupo que se engajou nas Diretas Já, com o movimento Caras Pintadas e na saída de Collor da presidência... Hoje ele é só mais um dos corruptos e ligado ao mesmo político que ele ajudou a tirar do poder! Sindicato quer apenas dinheiro! É apenas um tipo de cobrador indireto de impostos! Um exemplo: em um bairro da periferia uma empresa está instalada desde a fundação do bairro. Nunca em sua história houve greve! Uma empresa de nível internacional comprou esta empresa e hoje ela tem outro nome. O sindicato foi lá, fez a cabeça de vários trabalhadores que tem a facilidade de trabalhar no mesmo bairro onde moram, onde ganham bem, para que fizessem greve! Compreende como é?

"Precisam de nossas contribuições, experiências e energia"... 

A senhora acha mesmo que o que move este país é a política? Ai de cada brasileiro se vivesse exatamente como a política quer! O povo é a alavanca que move o país, presidenta! Nossa contribuição é ainda manter as esperanças, nos esforçarmos para nos manter cidadãos corretos e dignos e cumprir com nossos deveres mesmo contrariados!

"Encontrar mecanismos que tornam nossas Instituições mais transparentes"... 

Comece por prestação de conta - nota fiscal, números, quantias recebidas e gastas - sobre tudo atualizado diariamente em sites próprios, de recursos práticos e linguagem popular e direta. Com os nomes de quem recebeu e quem gastou, quem pagou, quem assinou, com tudo! Tenho certeza de que o povo irá fiscalizar item por item e se algo estiver errado, vai cobrar! Utilizar a Lei que já existe a nosso favor também ajudaria muito: criminoso é criminoso independente do lugar que ocupa! Comece colocando políticos corruptos no lugar feito para criminosos!

"É a cidadania e não o Poder Econômico que deve ser ouvido em primeiro lugar"... 

Então, atenda a solicitação do povo pois o nosso desejo independe de Poder Econômico mas de vontade política! Somos obrigados a pagar imposto que está embutido até no pão nosso de cada dia e não temos a opção de não fazê-lo: por que falta dinheiro? Porque tem gente com a opção de embolsar esse dinheiro! Se um cidadão deixar de pagar uma conta de água ou de luz vai ter sua vida transformada em um inferno, terá abastecimento cortado e para religar ainda tem que pagar! Mas político desvia dinheiro público e ainda se mantém no cargo e vive como marajá! 

O povo não se recusa a cumprir com seu dever! O povo exige os resultados do nosso dever apareçam!

"É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos ou de voto popular base de qualquer processo democrático"... 

Prescindir: Passar sem, renunciar, dispensar, pôr à parte.

"A melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor"... 

Esse mesmo rigor que mantem por exemplo os corruptos condenados de seu partido ainda atuando? Não, obrigado! A coisa está tão transparente que está escancarada diariamente em capaz de jornais!

"Jamais permitiria que os recursos para a Copa saíssem do orçamento público federal"... 

O dinheiro recebido por governos estaduais e prefeituras não saem - em boa parte - do governo federal? E ainda há empresas financiando tudo isso? Poderia fazer a gentileza de pedir que a FIFA cobre a indenização destas empresas? Jamais permitiria? 

- Título de notícia publicada em 14/05/2012: 
Governo federal libera verba de R$22 milhões para reforma do aeroporto de Guaratinguetá. 

- Trecho da notícia: 
"A principio o intuito do governo municipal era modernizar o aeroporto visando o aumento de turistas na cidade devido o desenvolvimento turístico religioso após a canonização de Frei Galvão. Mas, com a realização da Copa do Mundo no país, em 2014, a administração almeja com este projeto se tornar uma das cidades subsedes da copa.". 

- Título de notícia publicada em 28/05/2012: 
"Dinheiro público paga 97% dos estádios da Copa, mas governo não controlará nenhum". 

Jamais é uma palavra bem forte!Imaginem quanto as outras principais capitais receberam! Nem vou procurar as notícias mais recentes! Mas. vamos supor que a mídia é corrupta também... Do orçamento público pode sair dinheiro para outro país? 

"Brasil dará crédito de U$176 milhões a Cuba para modernizar aeroportos". E olha o estado em que se encontra o aeroporto da Bahia...

"Ampliaram bastante os gastos com saúde e educação"... 

Por que criança de quinta série ainda escreve errado? Temos que encontrar um culpado na escola ou na família desta criança? Por que desde remédios básicos para tratamentos simples a remédios mais controlados para tratamentos mais complexos não chegam aos postos de saúde? Por que existem equipamentos de ultrassom e raio X sem funcionar? Por que os corredores se mantém repletos de pacientes? Por que não tem vaga? Gastaram quanto em saúde e educação? 0,20 centavos?

"Não posso deixar de tocar em um assunto que mexe com nossa alma"... 

Particularmente não gosto de futebol e o que gosto de Copa é a interação social, não do jogo em si. Pra tocar minha alma tem que ser realmente algo assim bem incomum, se possível transcendental! Tudo o que foi dito antes deste momento serviu para deixarmos a Copa acontecer? Não vai dar... Pois como diz logo depois, precisaríamos receber os turistas tão bem quanto nos recebem em seus países e morremos de vergonha ao saber que um turista foi roubado, torturado, estuprado, precisou de atendimento de saúde e não foi bem atendido, se sentiu desconfortável em nossos transportes públicos, essas coisas...

"Respeito, carinho e alegria"... O que é nato em um povo não muda!

Deixa dizer o que e de fato o futebol neste país: uma máquina de ilusões! Crianças e adolescentes de todo o país, que muitas vezes nem tem o dinheiro para condução, enfrentam filas, burocracias e máfias para testes em times de futebol movidos pelo sonho de tornarem-se o próximo ídolo do futebol pois lhes parece ser bem mais promissor ser jogador do que ser advogado, médico ou professor! O futebol é o esporte que mais tira dos cofres públicos e atletas de outros esportes não recebem a mesma atenção, consideração, investimento como os jogadores de futebol que na verdade, não parecem atletas mas celebridades. Os atletas de fato precisam mendigar patrocínio para representar o país em competições internacionais! Olimpíadas no Brasil? Com o tratamento que nossos atletas recebem? Sabia que o Maracanã era o único lugar que muitos atletas tinham para treinar? Eles não possuem recursos para um outro espaço! Mas isso lhes foi tirado por causa do futebol! O esporte brasileiro não é feito só de futebol: brasileiro pode ser bom em tudo o que se dispõe a fazer!

"O Brasil merece e VAI fazer uma grande Copa"... O que pensamos a respeito não interessa mesmo, não é?

Está me ouvindo mesmo, presidenta?

E viu? Nós aqui não temos como assistir Copa do Mundo em nosso próprio país... Por que os políticos irão receber esse privilégio do orçamento que jamais seria utilizado para a Copa?

Ps: Um país se faz com o povo! Se o país parar no dia 01, isso ficará bem evidente!



Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.