Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Antes de meros cidadãos, somos seres humanos!

A presidente Dilma tem um algo nato que transparece nos olhos quando discursa, apesar de ler tudo o que fala. Esse algo é quase capaz de convencer mas, o que pode convencer diante de fatos e um povo que resolveu retirar as vendas dos olhos?

No dia em que um político aparecer na TV expressando-se espontaneamente e sem ler, podemos dar a ele a devida atenção  pois ali, haverá algo de verdadeiro. Porque palavras lidas são pré pensadas e intencionadas. Mas quem se expressa revela o que sente seu coração e o que se passa em sua mente!

Chegamos em um momento histórico não apenas para o Brasil mas também para o mundo. Haverá um antes e depois do movimento no Brasil! Porque o mundo sempre teve seus olhos voltados para nós. Um território de múltiplas culturas, crenças e credos: uma amostra grátis do que é um mundo inteiro. A personalidade do brasileiro é única e contagiante! Entre o povo, vê-se o exemplo de verdadeiro ser humano! O brasileiro é o único no mundo que sente e vive a Vida com uma intensidade única!

Já não é questão de estar do lado do cidadão ou da política: é questão de ser um ser humano! Aqui no Brasil, os escândalos políticos nunca estiveram debaixo do pano pois, partidos de esquerda e direita sempre usaram como tática revelar os podres uns dos outros e a mídia mostra que sempre está de um dos lados com o mesmo objetivo.  Na mídia brasileira, explorar temas violentos e desgraçados vende! Assistir ao noticiário pode nos fazer crer que aqui só acontece coisa ruim! 

Engana-se quem pensa que o brasileiro era omisso a tudo... Temos uma Constituição, uma Lei e obrigações patrióticas mas, apenas o povo parecia respeitar isso! Enquanto a negligência ia tornando tudo o que o povo respeitava em uma arma contra si mesmo, os brasileiros iam tolerando... Mas, em dado momento todos se deram conta de que aquilo que deveria nos proteger e nos impulsionar também estava destruindo o que nos torna humanos!

Apenas como cidadãos, iremos decidir um lado, escolher uma bandeira e uma ideologia. Mas, como seres humanos, iremos escolher pelo que é certo e correto! E não para si mesmo mas, para o Bem comum! Assim sendo, o ilógico não irá mais caber em nosso campo de visão.

O que cabe ao cidadão protestar é a sempre ineficácia nos sistemas públicos de saúde, a corrupção, o descaso, a omissão e a negligência para com o povo. Mas o ser humano protesta conta a injustiça, a exploração, a inversão de valores, as discriminações de todos os tipos, o desrespeito a Vida...

A desculpa - não só no Brasil - para que permaneçam certos problemas são ilógicos. Ou o problema é burocrático, ou político ou econômico mas, nós como seres humanos, precisamos diariamente ultrapassar estas barreiras, principalmente em prol a nossa família, para que possamos prestar o mínimo de bem estar. Por que então, os políticos - se são mesmo bem intencionados - não são capazes de fazer o mesmo se eles possuem supostamente o poder?

A política é a principal responsável para o cultivo do individualismo pois, uma pessoa que olha para o próprio nariz não ouve e nem enxerga o outro. Um indivíduo só se envolve em grupos sociais para curtição, não para resolução de problemas! Um indivíduo julga o mundo com base na própria vida, quer dizer: se a vida dele é satisfatoriamente boa, o mundo inteiro é bom. Assim sendo, manipular a população fica simples. Mas quando o povo se dá conta de que em sociedade é um corpo, um gigante desperta!

O movimento no Brasil tem refletido bem isto... Mas, já não é questão de partido 'x' ou 'y' que fez ou deixou de fazer. Entre partidários, vemos pessoas culpando o partido atual e desejando a volta do partido que comandava antes... E não se dão conta de que o atual partido está no poder a apenas 10 anos e da ditadura até então, o outro partido é que mandava. A conclusão é que todo partido tem em sua maioria uma corja e independente de quem esteja no poder, os mesmos problemas vão existir porque nossos políticos são o que são independente da bandeira!

Então, várias  perguntas, cujos fatos esfregam-se em nossa face suada de trabalho diariamente vão surgindo... Perguntas que afetam diretamente não nosso lado cidadão mas nosso lado humano!

- Em um país cujo território é tão vasto, por que o investimento se limitam as grandes capitais apenas, principalmente as localizadas na região sudeste?

No exterior, São Paulo e Rio de Janeiro sempre estão em foco. O investimento brasileiro vai se direcionando para estas duas capitais e por isso a onda migratória não cessa nunca tornando as duas cidades superpovoadas, tornando impossível a eficácia de qualquer solução para longo prazo: a disputa até por espaço nestas regiões torna tudo bem mais complicado. Deste modo, norte e nordeste continuam mergulhando em desgraça sem receber a devida atenção dos governantes. Estas duas regiões só tem servido para manobra política! O povo destas regiões ainda vivem numa precariedade absurda e nenhum ser humano merece receber tal tratamento! Até quando a desculpa para este povo tão sofrido será o clima?

- Por que apenas São Paulo possuí um Hospital das Clínicas com tantos profissionais aptos?

Pacientes do interior e das regiões norte e nordeste precisam atravessar o país para conseguir um tratamento adequado no HC de São Paulo e me pergunto porque nestas regiões não há ao menos um hospital com o mesmo potencial? Para que estes pacientes possam permanecer na cidade até o fim do tratamento, há lares que se voluntariam para hospedar estes pacientes...

- Por que existe escola estadual e escola municipal? Hospital estadual e hospital municipal? 

A qualidade do ensino estadual é inferior a municipal e o mesmo se dá aos hospitais.  Por que o governo estadual precisa manter escolas e hospitais se a prefeitura também faz isso? A verba destinada a estes órgãos pelo estado não poderiam ser utilizadas em outras áreas? A prefeitura não tem que estar apta a administrar as escolas e os hospitais sozinha? É tanta escola e tanto hospital e nada funciona direito porque uns são de responsabilidade do governo e outros do município e outras responsabilidades do governo estadual ficam no mesmo descaso...

- Se o tráfico se esconde nas favelas, por que ainda não urbanizaram as favelas se a prefeitura tem tantos terrenos espalhados pelo município?

Em pleno século XXI ainda vemos córregos a céu aberto e favelas extensas em suas margens! Então dizem que o povo é que 'invadiu' estas áreas e que muitas delas são de risco mas, ninguém faz nada nem para impedir e nem para consertar!

- Por que não há maior rigor no uso de passaporte?

Brasileiro não entra em qualquer país com tanta facilidade. Nossa fronteiras não são abertas, são escancaradas!

- Se o menor pode dirigir, votar, ter relações sexuais, engravidar, enfrentar pai e mãe, por que não há uma lei que pune menores infratores que conseguem ser até mais violentos que adultos infratores? 

Até quando menores infratores irão praticar crimes sem ser punidos e nós seremos reféns deles?

- Se o sistema penitenciário tem como punição privar o indivíduo da liberdade e no período em que ele está preso deve receber atendimento para ser recuperado, por que a pessoa presa sai pior do que quando entrou? E por que ele parece tão livre preso quanto solto? 

- As terras indígenas usadas por fazendeiros foram negociadas de que maneira? Quem deu a permissão para que estas terras que sempre tiveram donos - antes mesmo da colonização - mudassem de dono? Como alguém resolveu que seria dono de algo que já tinha dono?

Por que nossos índios são tratados como meros selvagens se já estava aqui quando os colonizadores chegaram?

Ainda preso os criminosos continuam atuando e com algumas notas de reais compram funcionários para ter regalias. Ao mesmo tempo, há presídios que mais lembram as gaiolas na China onde aprisionam animais para ser abatidos. Não bastasse tudo isso, muitos condenados tem direito a um benefício que mantém suas famílias, sendo que antes de ser preso, o sustento da mesma família era fruto de roubo!

Estas são apenas algumas de várias questões cuja única justificativa é manter a desgraça pública para que as promessas eleitoreiras ainda sejam possíveis. Sem pobre, sem crime, sem violência, sem dependentes, nenhum político tem mais o que dizer além de fazer promessas!

Nossos políticos chegam em horário nobre na TV fazendo auto propaganda de grandes feitos, atribuindo a si mesmos atos que nunca fizeram, como se o povo fosse feito de completos idiotas, ignorantes e estúpidos!

E de repente... Já não é mais questão de ser o cidadão contra os políticos! A questão é de ter plena consciência de que se é um ser humano e de ser tratado como tal. A política brasileira trata o povo como se fossem administradores do antigo método CCZ. Os políticos nos enxergam como bichos, bestas que qualquer lavagem pode ser jogada para nos alimentar.

De repente... Nesta necessidade de que algo novo surja... Nesta lacuna enorme que vemos em nossa paisagem... Na existência ilógica do injustificável... Ser cidadão apenas não nos dá o direito de exigir direitos, respeito, dignidade...

Mas como seres humanos - em qualquer parte deste mundo - exigir um tratamento digno vai além de política e cidadania! 

E chega o momento que a maior descoberta deste século será o próprio ser humano! E que bestas, bichos e ignorantes, são estes que nós - por um breve momento de lapso - colocamos no poder!

Antes de ser cidadão de seu país, seu estado e sua cidade, meu amigo, você é um indivíduo que faz parte de uma sociedade. Uma sociedade feita não de eleitores mas de seres humanos!

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.