Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sem saúde o Povo Sofre!


"Vereador de verdade, que merece o salário que ganha, São Paulo não tem! Pois se tivesse, ele seria visto de hospital em hospital, de escola em escola, de rua em rua, seria convidado a tomar um café na casa de um eleitor fora da época de eleição, conheceria todas as favelas da cidade, e saberia exatamente onde cada problema está instalado, porque sairia todos os dias de seu mandato, fiscalizando se tudo realmente está funcionando como nossa Constituição determina!"


Gostaria de poder usar este espaço apenas para falar sobre todas as coisas que - acredite-me - ainda acontecem neste mundo. Mas a proporção de coisas ruins supera qualquer boa notícia. 

Quando manifestamos nossa indignação, de alguma forma seremos ouvidos, mesmo que seja apenas uns pelos outros neste mesmo imenso barco. E as esperanças que nos motivam a continuar acreditando aumentam. E consequentemente as chances de que algo mude também. Se nos focarmos apenas no que é ruim, correremos o risco de perder a fé e a vida passa a ser sem sentido. Mas, se nos focamos apenas nas coisas boas, as ruins vão tomando uma proporção que mais cedo ou mais tarde não haverá mais conserto. Olhar apenas para as coisas boas, nos condiciona a fingir que não existe nada de ruim acontecendo ao seu redor, muito menos com seu próximo.

Não é sempre que tenho a oportunidade de assistir TV como entertenimento. Sem poder sentar e assistir,  procuro 'ouvir' aos noticiários, e me inteirar das questões de nossa sociedade que estão em maior evidência.

Hoje, precisei parar e não apenas ouvir. Precisei ver pra ter certeza do que estava ouvindo. Que a saúde pública está um caos em todo o país é sabido de todos, principalmente por aqueles que dependem deste serviço. Mas, quando pensamos que vai melhorar, ainda fica pior. Não é a conclusão de um pessimista: é uma constatação!

Um dia li alguém questionando se nossos políticos são como são porque imita o  povo, ou o povo que imita os políticos?  Refleti e senti medo de que o povo imitasse os políticos. Faz parte do povo aquele que se esforça para ser um cidadão decente com caráter e honesto, digno,  que exerce suas funções como indivíduo e como parte de uma Sociedade. É o braço forte que alavanca o país, portanto, trabalhadores! Perseveram, lutam diariamente e não desanimam nunca! Fazem milagre com o pouco que ganham e ainda assim, tentam resolver suas questões nos órgãos públicos mesmo recebendo um tratamento indigno. Mesmo parecendo que o que vem do Governo é esmola.

Aquele temor volta agora! Não importa o quanto muita gente não queira encarar, a maioria da massa é influênciável e padronizável! Estão prontas para serem guiadas para onde o poder quiser levar! Conduzem a multidão para seus interesses próprios enquanto muitos ainda acreditam que algo é feito por eles.

Se eu falar do Sistema Público de Saúde ou Particular, com certeza irá aparecer um defensor que não sofre  com falta de qualidade no atendimento que recebe. Eu pessoalmente, tenho um ótimo plano de saúde. Não é por isso que irei ignorar a falência do Sistema, e fingir não saber que centenas de pessoas pelo país são ignoradas por aqueles que tem o papel de zelar por elas.Eu, já dependi do Sistema Público! Tenho familiares que ainda dependem! Tenho vizinhos e amigos que ainda dependem! Antes, eu pensava que tudo aquilo era reflexo de um processo que ainda estava apenas começando. Anos depois, não está tudo igual porque está pior!

Já chegou ao ponto de recusar-se a atender um paciente, Já chegou ao ponto de uma profissional injetar alimento em artéria. Profissional... Cada problema na Sociedade é reflexo de outro, em um efeito dominó. Enfermeira e médico que erram vieram de universidades de qualidade tão duvidosa quanto o serviço que prestam. Não se tira com isto a culpa da pessoa por baixo do jaleco, nem da universidade que coloca um profissional ruim no mercado de trabalho e do hospital que contrata. Muito menos de administradores que só pensam em seus lucros.

Já cheguei a pensar que aqui no Brasil só haveria jeito se as pessoas soubessem - na pele - o que é de fato sofrer! Aqui não temos guerras, nem vulcões, furacões, tsunamis, terremotos... A Natureza foi generosa com o povo brasileiro pois até o chão é fértil! O clima é tão diversificado que não canso de comparar nosso território como amostra grátis do planeta inteiro! Observe o que ocorre nos outros países. Imagine-se em um deles e me diga se lá você teria a vida que tem aqui por pior que seja! E por isso vamos todos nos acomodar? E por isso vamos deixar 'ao deus dará' pois podia ser pior? E por que ainda vemos coisas como estas que noticiam todos os dias? Por que elas pioram? Ongs e movimentos nascem de causas pessoais! De pessoas que sofrem na pele e só então se dão conta do quanto o outro sofre!

Hoje, penso quase a mesma coisa... Você talvez só vá compreender o sofrimento do outro se tiver sofrido também! O sofrimento por um lado, resgata nossa humanidade e por outro pode matá-la de vez. O quanto ainda somos humanos?

Pois o povo, esse braço forte, que persevera e não desiste da luta ainda é humano, pois mantém sua fé no que faz e no que acredita. Ainda acontecem coisas boas e gestos nobres aqui porque ainda há humanos de verdade! Quem não se enquadra, seria o que? Nossos políticos são que tipo de ser?

Não quero me prolongar! Se quiser compreender porque deste tão longo discurso, assista este vídeo. Transmitido hoje no programa Balanço Geral, na secção 'O Povo Sofre' com Reinaldo Gottino, o descaso na saúde pública, reflexo da péssima administração da cidade e do estado de São Paulo.

Depois do vídeo, alguém por favor me responda: Como é possível ser indiferente a tudo isso?



Reinaldo Gottino ajuda garoto que passa mal após falta de atendimento em hospital

Balanço Geral SP







Fonte: R7

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.