Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sobre o abandono de animais


Qualquer discurso sobre o abandono de animais parece inútil sem a conscientização e a educação - não acadêmica, mas esta que reflete caráter e moral e que nos torna os racionais.

O blog Amigo não se Compra parou suas atualizações há algum tempo. A quantidade de anúncios de animais para adoção cada vez mais crescia em vez de diminuir, e isto me deu a nítida impressão de que o trabalho que se engaja em conseguir adotantes de animais é em vão. A intolerância das pessoas que nada fazem para ajudar (e muitas delas são as que maltratam e abandonam) é demais!

O simples fato de amar gatos me tornou aos olhos da vizinhança uma protetora de gatos 'involuntária', já que minha casa não tem suporte para um gatil. Por muito tempo, meu quintal se tornou - aos olhos dos outros - uma lixeira onde arremessavam literalmente, filhotes que não queriam. Eu simplesmente os recolhi chegando ultrapassar o número de 30 gatos - o que não é permitido pelo CCZ numa residência). Em um mundo onde muitos humanos se julgam tão superiores, enquanto os filhotes eram lançados aqui, recolhíamos e até meus dois cães de porte grande os aceitavam e conviviam com eles.Por causa disso, precisei muitas vezes recorrer a Ongs de proteção animal em busca de ajuda: desde um veterinário até uma simples dica. Nem ajuda, nem dica, nada veio. Comecei a questionar as coisas e se você pergunta demais, as respostas vem!

Percebi disputas entre Ongs: elas não compartilhavam informações para que todas fossem bem sucedidas. Percebi que muito protetor começou a se engajar como fuga ou terapia e isso mantinha mais forte as disputas e concorrências. Não havia apoio mútuo para a mesma causa.

Procurei então o foco do problema e sugeri a todos que se engajassem nisso. Ninguém quis saber! Resolver o foco do problema acabaria com a fuga, com a ocupação, com a popularidade de pessoa boa, acabaria com tudo.
As únicas protetoras que conheci realmente engajadas (digo isso por ter acompanhado o progresso delas) foram Cida Lellis e Augusta dos Anjos. Não podiam resgatar animais, ajudavam a divulgar aproveitando o reconhecimento recebido. Não podiam fornecer veterinário, indicavam alguns. Não podia ajudar a cuidar, davam dicas. E elas sozinhas não podem destruir o foco do problema.

A ignorância e a falta de caráter, educação e desrespeito com a Vida alimenta está onda de abandono/resgate/doação/adoção. A solução não seria apenas os governos se disporem a oferecer castração gratuita e Ongs resgatarem os abandonados, pois isso não tem fim!
A solução é um plano de conscientização, principalmente nas áreas mais pobres e em subúrbios para que as pessoas compreendam a necessidade da castração, a gravidade a nível de saúde pública quando animais são abandonados nas ruas e o valor que todas as espécies da Natureza possuem e por isso precisam continuar existindo!

Enquanto o ser humano não reconhecer o valor da existência do outro da própria espécie, poderá ver valor em um animal?

Reflitam sobre isso, opinem, deem seu parecer. O que não pode é continuar havendo pessoas tão engajadas sacrificando seu tempo de vida numa causa e o problemas continuar crescendo!


"Meu amado dono, Minha vida deve durar entre 10 e 15 anos, já estou com alguns anos.Qualquer separação é muito dolorosa para nós. Não fique zangado por muito tempo e não me prenda em nenhum lugar como punição.

Você tem seu trabalho, seus amigos e suas diversões.
EU SÓ TENHO VOCÊ!

Fale comigo de vez em quando.Compreendo muito bem o seu tom de voz e sinto tudo o que você está dizendo. Ficará gravado em mim para sempre, jamais esquecerei.
Antes de me bater por algum motivo, lembre-se que tenho dentes que poderiam feri-lo seriamente, mas que jamais vou usá-los em você.Jamais!

Antes de me censurar por estar preguiçoso ou teimoso, veja antes se há alguma coisa me incomodando. Talvez eu não esteja me alimentando bem. Posso estar resfriado ou, ainda, meu coração pode estar ficando mais fraco…

Cuide de mim quando eu ficar velho e cansado – Por favor NÃO ME ABANDONE!
Tudo é mais fácil para mim com você ao meu lado.

Me ame, pois independente de qualquer razão, eu lhe amarei para sempre!"

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.