Centenas de americanos ficaram doentes nos últimos meses por conta da bactéria
Centenas de americanos provavelmente ficaram doentes nos últimos meses por conta de uma grande contaminação de ovos com a bactéria salmonela, segundo divulgou nesta quinta-feira (19) a porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Lola Russell. Segundo divulgou a rede CNN, de maio a julho deste ano foram registrados quase 2.000 casos de americanos que adquiriram a bactéria, que provoca doenças intestinais. De acordo com o médico do CDC, Christopher Braden, o número normal seria cerca de 700 casos.
O órgão americano responsável pelo controle dos alimentos, Food and Drug Administration (FDA), disse que esta é uma dos maiores “recalls” (recolhimento) de ovos contaminados da história recente.
Em julho, a FDA anunciou novas regras de segurança para produtores de ovos em grande escala, mas a descoberta da contaminação de salmonelas veio após as mudanças.
Agentes de saúde orientam a população
Serviços de saúde em todo o país estão monitorando casos de salmonela e dando conselhos para os cidadãos. A Califórnia é um dos Estados mais afetados, com várias centenas de casos confirmados, segundo Michael Sicilia, do Departamento de Saúde Pública.
- Este é o tipo mais comum das salmonelas, mas não podemos confirmar se todos eles estão relacionados com os ovos.
Embora cozinhar ovos mate as bactérias no interior, mas ainda há risco de contaminação cruzada, se um preparador de alimentos não lavar adequadamente os utensílios de cozinha, como batedeiras ou espátulas, que entrou em contato com os ovos crus. Alimentos mal cozidos correm o risco de estar infectados.
A salmonela é geralmente é contraída através de aves contaminadas, carne, ovos, ou na água, provocando vômitos e diarreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário