Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

EUA vivem surto de contaminação de salmonela em ovos

Centenas de americanos ficaram doentes nos últimos meses por conta da bactéria

Do R7
Karen Bleier/19.08.2010/AFPKaren Bleier/19.08.2010/AFP

Ovos como estes estão sendo recolhidos nos EUA, por conta de uma grande contaminação da bactéria salmonela


Centenas de americanos provavelmente ficaram doentes nos últimos meses por conta de uma grande contaminação de ovos com a bactéria salmonela, segundo divulgou nesta quinta-feira (19) a porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Lola Russell. Segundo divulgou a rede CNN, de maio a julho deste ano foram registrados quase 2.000 casos de americanos que adquiriram a bactéria, que provoca doenças intestinais. De acordo com o médico do CDC, Christopher Braden, o número normal seria cerca de 700 casos.


O órgão americano responsável pelo controle dos alimentos, Food and Drug Administration (FDA), disse que esta é uma dos maiores “recalls” (recolhimento) de ovos contaminados da história recente.

Em julho, a FDA anunciou novas regras de segurança para produtores de ovos em grande escala, mas a descoberta da contaminação de salmonelas veio após as mudanças.

Agentes de saúde orientam a população

Serviços de saúde em todo o país estão monitorando casos de salmonela e dando conselhos para os cidadãos. A Califórnia é um dos Estados mais afetados, com várias centenas de casos confirmados, segundo Michael Sicilia, do Departamento de Saúde Pública.

- Este é o tipo mais comum das salmonelas, mas não podemos confirmar se todos eles estão relacionados com os ovos.

Embora cozinhar ovos mate as bactérias no interior, mas ainda há risco de contaminação cruzada, se um preparador de alimentos não lavar adequadamente os utensílios de cozinha, como batedeiras ou espátulas, que entrou em contato com os ovos crus. Alimentos mal cozidos correm o risco de estar infectados.

A salmonela é geralmente é contraída através de aves contaminadas, carne, ovos, ou na água, provocando vômitos e diarreia.


Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.