Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Banana-da-terra e brócolos contra doença de Crohn

por Sara Pereira, Publicado em 27 de Agosto de 2010
Dieta adequada pode bloquear uma fase-chave do desenvolvimento da doença, que afecta 6 mil portugueses



Todos os anos, cerca de 100 crianças e jovens são acrescentados à lista de doentes de Crohn em Portugal - neste momento já há 6 mil casos registados no país. A doença caracteriza-se por inflamações intestinais crónicas - sobretudo do intestino delgado - que provocam dor, sangramento e diarreias, e pensa-se que é causada em parte por factores genéticos e em parte por factores ambientais. Como a alimentação. Uma investigação recente revela que alimentos como a banana-da-terra e os brócolos aumentam as defesas contra as inflamações da doença de Crohn.

Os doentes de Crohn apresentam números acima do normal de uma variedade da bactéria
E. coli, uma vez que o organismo não tem capacidade para combater as bactérias em excesso. Essa mutação da bactéria aloja-se nas paredes do intestino através das células M, que funcionam como portas para o sistema linfático. Os cientistas do Centro de Pesquisa Biomédica (BRC) de Liverpool, Reino Unido, fizeram testes clínicos para descobrir que tipos de alimentos influenciam a capacidade de penetração da bactéria e se os que têm influência positiva sobre a doença podem ser usados para a combater. Jon Rhodes, um dos cientistas envolvidos no estudo, explica que "a doença é mais vulgar em países onde a alimentação é pobre em fibras e rica em alimentos industriais".

Uma empresa de pesquisa de aplicação médica de alimentos, a Provexis, está já a estudar em parceria com a BRC a produção de um alimento à base de fibras de banana-da-terra que tenha efeitos na remissão e na prevenção da doença.
Sara Pereira

Fonte: I Online

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.