Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A beringela e o colesterol

[Nota: O artigo original apresentou 'beringela' com 'g'. Escreve-se com 'g' em Portugal e com 'j' no Brasil. Como o artigo estava em português brasileiro e apresenta informações relacionadas ao Brasil, modifiquei para 'berinjela'.]




Fruto muito apreciado como legume, seu gosto é neutro, a berinjela adapta-se muito bem aos temperos, podendo ficar muito saboroso; na mastigação, tem uma consistência muito prazerosa. Com 92% de sua constituição de água, a berinjela deve ser usada em saladas, cozidos, sucos e patês, nunca em frituras.

Desde os tempos antigos, é usada terapeuticamente em afecções do coração, problemas de circulação, de estômago, fígado e rins, diabetes, reumatismos e gota. Hoje em dia, foram descobertos novos benefícios da berinjela:


Controle do colesterol com a berinjela

Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da berinjela, junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. Fitoterapeutas aconselham deixar a berinjela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.

Já o professor Sylvio Panizza (falecido) recomenda berinjela verde e com casca, que melhora o metabolismo do triglicerides, usando-a de duas maneiras: duas fatias cortadas da berinjela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições; ou então pode-se picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum). É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.



Creme medicinal de
berinjela

Devido a substâncias chamadas glicoalcalóides, transforma-se a berinjela em creme medicinal, que tem sido usado para tratamento do câncer de pele e de carcinoma celular basal, segundo pesquisadores australianos.

Berinjela é antibacteriana e diurética

A berinjela combate os efeitos prejudiciais dos alimentos gordurosos no sangue, com suas propriedades antibacterianas e diuréticas.


Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais.
Autora do livro: Cuide de Seus OlhosContato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br

Nenhum comentário: