Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Hoax/Urgente é filha de uma aluna da Unip

[Nota: Observe a quantidade de endereços de email que aparece abaixo.Mensagens que nos chegam com o início URGENTE ou REPASSEM tem como intuito fazer circular uam lista de emails que as próprias pessoas que encaminham criam. Quem passa vírus ou coleta emails para spams cria essas mensagens chamadas hoax!]



Mensagem Original:

Ajuda para Natalie de Krista Marie

To: Lendas
Sent: Saturday, April 14, 2007 2:04 PM
Subject: Fw: Novo método de transmição de HIV

Acrescente-se ao comentário do Sr. Fernando Henrique Perez, que, em todos os e-mails recebidos, jamais li algo acerca da moeda da ajuda. Sempre foram 0,05 centavos, MAS, DE QUE MOEDA?O que tenho feio é realçar este fato e mais a verdade de que se fosse real a ocorrência, a criança já teria morrido ou já estaria curada, baseando-me apenas no meu tempo de acesso à Internet, qual seja, seis anos.Outros sim, tomei conhecimento, nesta data, desse site desmitificador e doravante tomarei a liberdade de enviar-lhes colaborações acerca das meias-verdades ou inteiras-mentiras que surgirem, pois, tomo o cuidado de consultar as fontes citadas e posso assegurar que já demonstrei mais de cinco casos mentirosos.
Forte abraço
Antonio
São Paulo - SP

Sent: Tuesday, December 09, 2003 3:05 PM
Subject: Re: En:IMPORTANTE!!!!!!!!!!!!!!!Por favor


repassem o e-mail anterior enviado pelo T... a respeito da menininha com 'câncer no cérebro'. Claramente aquilo é um hoax, uma lenda urbana mal feita.Em primeiro lugar, a menina da foto não se chama Natalie, mas Megan Olive Cronce.

Ela é uma menina completamente saudável, que agora já tem 5 anos de idade. Seus pais botaram suas fotos no site www.babypics.com e algum mal intencionado aproveitou-se disso para criar essa lenda urbana.

Outras fotos da Megan e informações sobre ela se encontram em: http://www.babypics.com/Cronce/Megan.html .

Além disso, este e-mail está em circulação desde 1998, em diferentes línguas e em diferentes países (vide: http://hoaxinfo.com/natalie.htm).
Os provedores trocam (AOL, UOL, BOL...) e os valores mudam de centavos de dólar, para centavo de real, etc.Supondo que de fato existisse essa criança chamada Natalie, que ela realmente tivesse câncer no cérebro, que o câncer fosse diagnosticado logo após o nascimento (o que é muito improvável, dado que os sintomas de um câncer de cérebro são na maioria das vezes psicomotores e o diagnóstico só pode realmente ser confirmado através de uma operação (biópsia)) a probabilidade de que ela estivesse viva hoje com 5 anos de idade, com o tumor não tratado, seria mínima.

Para mais informações sobre câncer de cérebro em crianças vide: http://www.cancer.gov/cancerinfo/ pdq/treatment/childbrain/patient/.

Para um estudo sobre a ocorrência de câncer em crianças e recém-nascidos, vide: http://seer.cancer.gov/ publications/childhood/infant.pdf .

Pode-se confirmar lá, que quanto mais nova a criança, menores as chances de que ela sobreviva um período longo de tempo como 5 anos.Vamos supor agora que tomássemos uma dose de anti-ceticismo e acreditássemos que, apesar de todas as evidências anteriores, o e-mail ainda fosse verdade. Que existe por aí uma criança chamada Natalie com 5 anos de idade e um câncer no cérebro não tratado. Diz-se no e-mail que a AOL (ou qualquer outro grande provedor, dependendo da versão) irá pagar 5 centavos por e-mail enviado. Isso é altamente improvável por várias razões.

Em primeiro lugar, não há nenhuma maneira de se rastrear confiavelmente que e-mails são enviados para quem. Em segundo, mesmo que fosse possível esse rastreamento, que lucro teria o BOL, UOL, AOL com o envio desses emails? Se eles de fato se dispusessem a ajudar a família, eles poderiam simplesmente pagar a operação diretamente e colocar alguma coisa no site deles em auto promoção.

Além disso, notem que não há referência a qualquer informação para contato com a família, de onde eles são, onde nasceu a criança ou em que hospital ela está sendo tratada. Típico, não? Se você quiser escrever uma história falsa, a última coisa que você vai querer é ter que ficar se preocupando com inventar referências.

Por último, vamos supor ainda que nós tivéssemos realmente muita boa vontade mesmo, que acreditássemos que apesar de tudo que foi dito até agora, o e-mail fosse verdade, que o BOL/UOL/AOL pagaria de fato a quantia à família sabe-se lá com a ajuda do Papai Noel e do saci-pererê, decerto. (Se conseguimos engolir tudo que lemos até aqui, acreditar em Papai Noel ou no saci não é muito difícil, de qualquer forma).

Enfim, digamos que em 1998 a 'Krista Marie' mandou essa primeira mensagem para 10 conhecidos dela. Suponhamos que cada uma dessas 10 pessoas mandaram o e-mail para mais 10 conhecidos. Seguindo nesse raciocínio, notemos que o número de e-mails enviados segue uma progressão geométrica, a notar(1,10,100,1000,...) (a0 = 1, q = 10) No instante n então, teremos que o número total de e-mails enviados será dado porS = 1 * (1-10^n) / -9 (I)Suponhamos (numa estimativa bem modesta) que o intervalo de tempo para que as pessoas repassem os e-mails seja de uma semana. Ou seja, você recebeu o e-mail sobre a criança hoje e manda ele para 10 conhecidos em uma semana.

Na verdade as pessoas mandam muito antes disso, mas fazer uma estimativa conservadora. Pois bem, um ano tem aproximadamente 52 semanas. Vamos descontar 2 semanas, pois digamos que ninguém envie e-mails sobre hoax na semana santa nem na semana do ano novo.

Em 5 anos (desde 1998 até agora), já se passaram 5x50 = 250 semanas.Pela equação (I), temos que o número de e-mails enviados desde o início dessa corrente foi de aproximadamente 10^248. Isso mesmo, 10 elevado a 248, ou ainda 100000000000000000000000... (248 zeros).

Considerando que a AOL pagasse os 0.05 centavos de real por e-mail enviado, temos que ela deveria pagar à família hoje:10^248 * 0.05 = 5 * 10^246 reais.Para termos uma idéia da magnitude desse número, notemos que o número estimado de prótons no UNIVERSO INTEIRO é de aproximadamente 10^79. Ou seja, se cada próton do universo todo fosse convertido em uma nota de um real, a quantia conseguida ainda seria insuficiente para pagar
0.000000000000000000000000001% da dívida.

Outra forma de ver isso seria considerando que com um produto interno bruto de 10 trilhões de dólares (10^13 dólares), seria necessário que todos o dinheiro dos Estados Unidos inteiro fosse multiplicado por 10^233 para que fosse possível pagar a quantia.

E, por último, um apelo: por favor sejam mais críticos no seu dia-a-dia, seja com histórias por e-mail, coisas que te contam pessoalmente ou mesmo o que você ouve em jornais ou revistas (já houve casos de jornais famosos que caíram em lendas urbanas).

Uma boa fonte de informações em português sobre o assunto é http://www.quatrocantos.com/lendas .[]'s

Fernando Henrique Ferraz Pereira da Rosa

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom... Sempre que recebo algo eu ja fico suspeitando e sempre eu pego o assusnto pesquiso na net para saber a respeito e se fosse ainda verdade acredito que assim mesmo não ajudaria mandando. Pois iria virar moda e a net iria virar uma porcaria maior ainda.

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.