Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ajude a Salvar o Boto Cor de Rosa

[o Editor: O que ocorre com nosso pais além de ser mal administrado? Que nossos políticos não exerçam devidamente suas funções como servidores públicos, todos nós estamos cientes mas, ainda temos pessoas na população que segue o péssimo exemplo de nossos governantes?
Nosso país sofre de total omissão e desgaso e ainda há quem contribua para tudo isso. Vivemos em uma região privilegiada do planeta, não sofremos com guerras e conflitos, não sofremos com catastrofes naturais mas, parece que isto não é suficiente para zelar de um território admirado e cobiçado pelo mundo todo...]


Há anos atrás uma das tarefas de ativistas e ciber ativistas era alertar para o risco de extinção do Boto Rosa. Parente dos Golfinhos, é tão inteligente e gracioso quanto. É encontrado no Amazonas e no Orinoco mas, é um dos símbolos do Brasil. Está presente na tradição, cultura e folclore brasileiro.

No Brasil é protegido por Lei desde 1987 mas, só a Lei não salva estes belos animais sem a devida fiscalização. E o que ocorre é que a preservação do Boto está novamente ameaçada. Pescadores inescrupulosos tem assassinado o Boto de modo extremamente cruel apenas para utilizar sua carne como isca para a pesca do Piracatinga. 

O que muitos não sabem é que o Piracatinga não é um peixe com apreciação culinária pois, sua função na natureza é de 'limpar' as águas, alimentando-se de restos mortais de outros peixes e animais. O interesse na pesca deste peixe é puramente comercial sendo que, é vendido com o nome de outros peixes muito procurados. Isto quer dizer que, muitas pessoas acreditam estar comprando seu peixe preferido quando, na verdade, estão comprando um Piracatinga. A matança do Boto ocorre porque só ele fornece uma grande quantidade de iscas, suficientes para que muitos Piracatingas sejam pescados. Desde modo, a população de botos vem sendo reduzida em 10% ao ano

Uma Lei que proibe a pesca do Piracatinga foi aprovada para proteger o Boto mas, só entrará em vigor em janeiro de 2015, isto é, ano que vem. Até lá, muitos botos serão assassinados.

Portanto se mais uma vez você estiver disposto a salvar o Boto Rosa da extinção, acesse o link abaixo, leia maiores informações e cadastre-se para participar desta luta!



Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.