Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Alterações no ECA - O que é inconstitucional pra você?


Enquanto a necessidade de se mudar o Estatuto da Criança e do Adolescente não virar moda, talvez não iremos ver uma comoção nem pública nem virtual a respeito...

Na página do AVAAZ que pede alterações no ECA apenas 105 pessoas demonstram o desejo por mudança. O link da petição - compartilhado por poucos em redes sociais -  é menos interessante do que memes, imagens bonitas com frases de auto ajuda e tantas outras futilidades repassadas com afinco...

Outros temas que são compartilhados sem pestanejar é aquilo que está na moda virtual, ou seja, aquilo que todo mundo está comentando mas, fica somente nisto. Uma prova é a quantidade de compartilhamentos de opiniões sobre a necessidade de mudanças no ECA e a punição de menores infratores: imagens com frases impactantes são repassadas mas, as pessoas que as compartilham não fazem parte das várias petições on line solicitando o mesmo. Nas redes é assim: falar é uma coisa - e todo mundo fala - mas agir é outra completamente distante.

Infelizmente, o ser humano precisa sentir as coisas na pele para aderir a uma causa... A maioria das pessoas só levantam uma bandeira se for movido por um motivo pessoal. Quer dizer, é preciso que um individuo tenha passado por situação de extrema violência ou constrangimento para agir. Alguém que ainda não sabe o que é estar nas mãos de um menor inconsequente acha que a mudança no Estatuto desfavorece os menores não infratores, talvez...  E se alguém já conheceu a capacidade violenta de um menor e nada faz a respeito, provavelmente já se conformou de que a realidade é esta e deve ser aceita... Talvez...

O que as pessoas não estão se dando conta é de que o ECA tem protegido o menor infrator e não protege o menor não infrator. Você cria seu filho com dedicação, preocupando-se com que ele trilhe o caminho que o forme bom cidadão, exigindo que ele assuma compromissos, estude para ser um bom profissional e quando um menor infrator que não recebe a mesma dedicação decide roubá-lo e matá-lo, o ECA protege o infrator, não seu filho.

Pais e mães dedicados estão colhendo as consequências de pais relapsos e omissos que largam seus filhos no mundo para ser criados a própria sorte para se tornarem os verdadeiros exterminadores de quem escolhe viver corretamente.

Se a culpa de menores criminosos não é de pais omissos, porque filhos bem criados são culpa de pais dedicados? Os filhos são resultado do que os pais são? Então, vamos jogar na lixeira tudo o que tem sido estudado até então sobre comportamento! Toda aquela conversa da necessidade de se assistir a criança principalmente nos 5 primeiros anos de vida é ladainha? E todas as manobras para que adolescentes de lares estruturados sejam assistidos seria o que? 

Os menores infratores estão praticando crimes muitas vezes com mais violências do que adultos por ter certeza da impunidade. Não importa o que façam não serão punidos e a Instituição CASA não é punição: é apenas uma universidade do crime pois porque então não noticia-se que algum menor que passou pela Instituição nunca mais retornou a ela? Eles sempre voltam...


Enquanto isso, seu filho que você sabe onde está neste exato momento e com quem, que estuda e mostra o boletim da escola, que senta-se a mesa com a família para as refeições, que você vê deitando-se no horário a noite para dormir está com a vida exposta ao perigo pois o ECA não o protege!

Ontem (12/06) ouvi ao longe o apresentador Datena fazer uma pergunta a um senhor engravatado sobre a necessidade da mudança no ECA... Em meio a várias respostas vagas - e típicas de políticos - respondeu que é preciso primeiramente rever os crimes dos adultos...

Hoje, os menores lideram quadrilhas porque não são punidos. A polícia - em quem recaí a culpa de criminosos sairem pela porta da frente das delegacias depois de pagar fianças - trabalha insistentemente para prender criminosos para que a Lei seja suavizada antes mesmo que o tempo de condenação se cumpra. O Sistema Carcerário brasileiro é falido! Onde os menores infratores serão acumulados? E de que vai adiantar a prisão dos mesmos se a Lei não é severa o suficiente para adultos? Adultos migram para as grandes capitais atrás de novas oportunidades e sem conseguir se tornam criminosos... Por que não podem ser deportados para a terra natal? Por que permitem esse acúmulo de gente nas grandes cidades tornando  a necessidade por alguma vaga uma disputa ferrenha?

 É por isso que a mudança do ECA está engavetada... Porque se os senhores engravatados tiverem que mudar o ECA terão que mudar todo o Código Penal e isso com certeza vai mudar a rotina nada frenética desse senhores que ficam nos plenários de papo uns com os outros enquanto alguém fala ao microfone e ninguém nem ai... 

Enquanto isso, continue gastando esse seu vasto salário com cercas elétricas, câmeras e alarmes para transformar sua casa naquilo que um presídio não é. Enquanto isso, trabalhe até suar sangue para ter seu carro, seu aparelho tecnológico de última geração, sua roupa e sapatos caros,  para que alguém que resolve que aquilo que é seu vai ser dele, tire de você aquilo que conseguiu com muito sacrifício e honestidade e pior, sem ser ressarcido!

Roubar tornou-se parte do cotidiano brasileiro! Tanto é que até nossos políticos roubam descaradamente e sem punição! Por que é que os criminosos irão sentir-se intimidados com alguma coisa? Para esses, ter alguma coisa é fácil mesmo que seja para viver da aparência de que tem alguma coisa: basta tirar dos outros e eles ainda se sentem os tais, como se fossem trabalhadores dignos de suas consquistas e capazes! Somos hoje, a base de uma cadeia alimentar que nos devora! Somos as minas onde nos exploram para sustentar a sujeirada toda que está escancarada e esfregada em nossos rostos suados de trabalhar o tempo todo!

Enquanto isso, só nos resta acreditar mesmo em Deus para que seu filho - que te deu um beijo antes de sair de casa - seja guardado por uma legião de anjos e retorne seguro. Esse seu filho para quem você trabalha tanto para que seja bem sucedido na vida!

Mas e agora? De quem é a culpa? Pois há filhos da antiga classe média estão se enveredando nos caminhos do crime! E qual será a desculpa? Se rouba para ter o que os pais não dão (ouvimos muito menores infratores dizendo isso), ou o problema é ter tudo dos pais? Adolescentes estão em busca de aventura e na idade em que não há noção de risco e perigo?

Enquanto isso, o ECA não pode ser mudado pois é inconstitucional! O estado em que se encontram as escolas, os postos de saúde, os hospitais, a Lei, o cidadão que fica horas em uma fila de INSS para provar que é invalido por causa de um Câncer que está devastando seu corpo, nada disso é inconstitucional quando a Constituição garante o direito a tudo isso? Ser tratado como escravo de prestação de serviço de órgãos públicos e privados não é inconstitucional? Você ser roubado e o criminoso não trabalhar para ressarcir sua perda não é inconstitucional? A verba que não chega na escola ou o remédio que não foi entregue nos postos não é inconstitucional? O governo pagar bolsa até para família de criminosos, usuário de crack e pra quem contribui em muito para a super população em todas as áreas não é inconstitucional?

Na Bahia a Campanha Acorda Brasil foi com coquetel! Dá pra notar o quanto todo mundo está acordado? Vamos acordar e perceber uma coisa: quem é a maioria? Quem é a massa? Você faz parte dela?

Se a massa não facilitasse voto e não elegesse ninguém, não existira Bolsa Família, Bolsa Crack e afins! Pára pra pensar um pouco...

Lembrei-me agora de uma tal reivindicação de motoqueiros contra a legalização rígida das motos... Claro que muitos motoqueiros não aceitaram! Como continuar montado moto com peça roubada? Como assaltar em dupla de moto legalizada?

Os menores infratores estão naquele grupo que se vende aos favores e esmolas do governo! Menor não pode ir preso mas vota! Menor é filho de quem vota e precisa de Bolsa família!

Pois é... Minha parte por enquanto é esta: só falar! Porque sozinho ninguém muda nada em uma sociedade espremida de gente! Numa sociedade que unida poderia acabar com tudo isso...

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.