Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Manutenção ou negligência das desgraças?


Gostaria de ter apenas boas noticias para dar aqui... Mas, diariamente somos bombardeados com más notícias através dos meios de comunicação. Boas notícias acontecem, mas devem ser minoria: raramente sabemos de alguma.



Já parei pra pensar porque o 'culto a desgraça' se mantém tão forte... É este tipo de notícia que as pessoas querem ver? Por isso, este tipo de noticia garante audiência? Existe realmente uma intenção em expor os absurdos cometidos neste país? Há uma força maior utilizando a mídia para acostumar a todos com desgraças até que sejam banalizadas e até que o sofrimento alheio  desperte nossa total indiferença? Ou de fato está acontecendo tantos absurdos que são os únicos assuntos capazes de preencher pautas?

Questiono, questiono porque não consigo compreender como tanta violência, negligência, corrupção e injustiças são cometidas todo santo dia e nada é feito! A massa - a maioria que é trabalhadora e que move este país - já se acostumou a desgraças, pois vivem em meio a elas. Conformam-se porque o governo dá camisinha, bolsa disso e daquilo, leite em pó, a escola dá material ou uniforme gratuitos, o Bom Prato cobra apenas R$1,00 por um pratão de comida boa cujos ingredientes são impossíveis comprar com R$1,00, remédios de graça que amenizam sintomas que hemogramas não são capazes de diagnosticar e uma infinidade de esnolas disfarçadas de benefícios. Por fora, há o time de futebol, a celebridade, a novela para ajudar a fugir um pouco da realidade. Vale tudo para sonhar e não ter que se deparar com esse tipo de assunto: '- Fazer o que? Quem somos nós para fazer algo? E fazer o que?" Somos órfãos...



Para tentar dar uma ideia do que digo, postarei aqui  notícias ocorridas num intervalo de tempo entre um e outro, mas procurarei mencionar casos semelhantes dentro do mesmo período... Apesar das datas, nestes intervalos todos os dias aconteceram e acontecem as mesmas coisas e nada, absolutamente nada é feito! E o que fazemos nós? Bem... Fizeram a gente acreditar que basta votar... Basta darmos nosso poder para senhores engravatados - cuja maioria é bem intelectualizada no quesito 'trambicagem' - que possuem salários muito mais altos que os nossos, fazendo muito menos que nós.

De modo resumido é possível perceber que o aumento das corrências nos levando a uma questão: É negligência ou estão mantendo tudo isso?


2010

Menina morre após receber vaselina na veia
- Uma menina de 12 anos morreu após receber vaselina líquida no lugar de soro fisiológico. Levada ao hospital por causa de uma dor no abdômen e diarréia, não fizeram um ultrassom ou outro exame mais específico: deixaram a menina em observação tomando medicação mesmo sem se saber o que exatamente ela tinha.

Ás vezes, a impressão que se dá é que ficam dando medicações e aquele que fizer efeito dá a resposta que um exame deveria dar... 

Semana passada assisti uma notícia sobre a necessidade de médicos no Rio de Janeiro serem obrigados a usar um chip nos jalecos porque muitos deles saem de seus postos para 'passear' deixando pacientes na espera. Os profissionais diplomados formados para salvar vidas não conseguem saber qual é de fato a obrigação deles e - como animais domésticos - precisam usar um chip que os denunciam quando deixam seus consultórios e saem dos hospitais. Um médico do sindicato contestou com indignação considerando um absurdo tamanho e que com certeza iriam protestar contra. Sua alegação é que a negligência do governo e a falência do sistema público de saúde está sendo jogada nas costas dos médicos... 

Dá pra compreender isso? Será que apenas eu estou enxergando que os profissionais são mau formados, não possuem vocação e que independente da parte do governo a parte do médico fica onde? Ele só consegue ser médico em um hospital mega equipado de primeiro mundo? Quer dizer que se encontrar alguém morrendo na rua não pode fazer nada?

"No ano de 2010, dos 594 processos para Revalidação do Diploma, 184 foram deferidos, um total de 31% de APROVADOS e 69% de REPROVADOS. Manteve-se a mesma média 31% do ano de 2009.""
Ainda em 2010 as denúncias de violência doméstica contra a mulher cresceram 112%.

A juíza Patrícia Inigo Funes e Silva, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia contra o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outras cinco pessoas envolvidas no caso de desvio de dinheiro da Bancoop, que lesou cerca de 3.000 pessoas

No mesmo ano a Secretaria de Direitos Humanos apresenta mapa de denuncias de exploração sexual infantil. O levantamento corresponde a denuncias feitas pelo Disque Denúncia no período de 2005 á 2010 de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Denúncias de violência doméstica contra mulher crescem 112% em 2010.

O Ministério Público de São Paulo denuncia 35 prefeituras por irregularidades nas merendas escolares.

Dois policiais militares do Amazonas fizeram um disparo contra um adolescente após agredi-lo. A ocorrência foi filamada.


2011
- Enfermeira corta dedo de bebê de 1 ano
Uma criança de um ano teve parte do dedo amputado por uma enfermeira que deveria ter apenas retirado um curativo na mão da criança.

No mesmo ano a universitária Luana Neves Ribeiro, 21 anos morreu após doar a medula. Após de engajar na campanha de doação de medula foi convocada para fazer a doação por ser compátivel com uma criança que precisava urgentemente de um transplante. A moça saudável passou por uma sequência de erros médicos e negligência até morrer.

Denuncias de violência sexual contra crianças e adolescentes crescem entre 2010 e 2011.

Durante 2011 mais de mil denuncias de corrupção foram apresentadas pela Procuradoria da República.


2012
Em Nova Iguaçu um bebê teve o dedo amputado em crechê que funcionava sem licença. Entre 2011 e 2012 várias foram as notícias similares.

Até que enfim a Justiça aceita denúncia contra a Máfia das Merendas escolares denunciadas em 2010. Se haverá condenação dos acusados é que não sabemos dizer...

Os PMs do Amazonas filmados atirando em adolescente são absolvidos.

Apenas nos primeiros quatro meses de 2012, o módulo Criança e Adolescente do Disque 100 registrou um aumento de 71% das denúncias de exploração sexual de menores em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril deste ano, foram 34,1 mil denúncias contra 19,9 mil em 2011. Oito em cada dez vítimas são meninas. O serviço funciona 24h e nos sete dias da semana.





Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.