Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Há 500 anos...



Mais de 500 anos após o 'descobrimento' do Brasil a presença dos 'colonizadores' em terras brasileiras ainda é vista. Penso comigo que um território que já possuía seus habitantes não pode ter sido descoberto, mas sim invadido! E os tais colonizadores que vieram trazer um comportamento mais civilizado aos habitantes nesta terra na verdade vieram trazer uma postura de submissão para saquear cada metro quadrado deste chão incluindo a vida de quem aqui vive...

Mais de 500 anos e aqui quem chega faz o que quer e como quer! Os colonizadores modernos hoje se chamam empresários. E de ‘parceria’ com nossos 'ilustres' políticos passam por cima de qualquer coisa para enriquecer ainda mais, sem se importar com as conseqüências desta exploração desenfreada! Evitar conseqüências catastróficas? Só no país onde estes novos desbravadores vivem! Aqui, a terra não é deles! Vieram apenas nos trazer uma caridade: contribuições para nosso crescimento.

Mais de 500 anos e ainda existe em várias empresas o sistema feudal atuando firme! Trabalhadores de vários setores ainda são explorados e sua condição de vida é o que há de menos importante para o sucesso de uma empresa que mascara sua 'boa' relação com seus funcionários e com a sociedade.

Mais de 500 anos e o povo brasileiro ainda se dá por satisfeito com esmolas concedidas feito espelhos e colares, acreditando que realmente existe alguém no poder interessado em torná-lo alguém de fato feliz. 

Mais de 500 anos e boa parte da população ainda se comporta como os índios que fizeram o primeiro contato com as caravelas, e se submetem confiando demais em agrados supérfluos.

A quantidade de pessoas que declaram ter vergonha de ser brasileiro não muda a postura de nossos governantes. Esse vexame é nada perto do que podem ganhar continuando a tratar a população desta nação com meras minas extrativistas.

Daqui a quatro anos o país irá receber o maior evento do mundo enquanto o cidadão se contenta em receber o título de classe média, acreditando com isto que o país realmente está em desenvolvimento, não importa se ainda precisam se esgotar espremidos em um coletivo para chegar ao seu trabalho que exige cada gota de seu suor.Quem não está temendo a vergonha de imaginar um turista precisando de transporte público, hospital e segurança em um país que há mais de 500 anos não consegue dar dignidade ao seu povo?

Depois de 500 anos os índios serão obrigados a deixar as terras onde vivem junto com suas tradições e modo de vida para dar lugar a uma usina hidrelétrica. Para que? Para vendermos energia aos países vizinhos? Para suprir a demanda de consumo? Ou para que - assim como as outras - faturar em cima do pagamento obrigatório de contas de energia elétrica com preços exorbitantes? Não importa de daqui a 10 anos as terras férteis próximas aos leitos de rios forem necessárias... É, porque daqui a 10 anos o mundo estará sofrendo com escassez de alimento e a falta de terrenos próprios para plantio. Não importa se os nativos da nação parecem ser os únicos que realmente se preocupam com a preservação do meio ambiente e nós, 'civilizados', só podemos aprender a valorizar este chão com eles... Aqui no Brasil índios não são seres humanos! São tratados feitos animais em debanda que estão em lugar impróprio!

Depois de 500 anos e o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, ainda há cidadãos perdendo a vida de maneira banal em corredores de hospitais ou no portão de suas casas! Tanto desenvolvimento e nossos governantes têm cérebros que regridem e logo estarão desfilando por ai segurando suas clavas!

Vejo o enorme empenho nas campanhas de castração... Uma cadela pode dar até 6 filhotes! E cada vez mais vemos pessoas focadas em resolver a 'infestação' de cães pelas ruas... Um casal hoje que tem dois filhos, daqui a 10 anos terá colocado no mundo até 6 pessoas! E as medidas tomadas para resolver problemas agora já não resolverão nada daqui a 5 anos!

A sede das Olimpíadas de 2012 ainda sofre com o descaso de seus políticos! Nossos índios são tratados como bichos! Nossas crianças estão parindo outras crianças! Nossos jovens só querem festa! Nossos adultos tentam recuperar o tempo perdido querendo voltar no tempo! A mídia auxilia a publicidade a enraizar em nossas mentes a importância de 'ter'! Enquanto isso, não nos enxergamos cada vez mais com nosso tronco inclinando-se para frente! Nossos olhos cada vez mais vendados! E nossa vida cada vez mais desvalorizada!

O 'teatro' Mensalão segue fingindo que aqui há justiça enquanto famílias são destruídas por drogas, violência e assassinatos!

Estão alimentando a ignorância do povo! Deixando-os cada vez mais influênciáveis! E quando surgir um novo Marighella? E quando o povo se sujeitar a sujar as próprias mãos, não mais com o próprio sangue e o próprio suor mas com a 'justiça com as próprias mãos'?

Até quando? Até quando a pouca vergonha vai durar?

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.