Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A revolta de uma médica com o descaso na saúde

[ Todos nós sabemos - através dos noticiários diários - sobre o tremendo descaso e abandono em que se encontra a saúde pública brasileira. Tem gente que sabe por ser este sistema de saúde o único acessível. 


Parecia que enquanto apenas pacientes reclamavam e chamavam a atenção da mídia para seguidos absurdos, ninguém se importaria muito menos faria algo. Mas, após a corajosa atitude de uma médica do Rio de Janeiro podemos ter certeza de que esse problema não é solucionado por falta de vontade política.


Quando qualquer pessoa chega a um prédio de atendimento de saúde pública se depara logo na entrada com um pequeno cartaz - uma folha de sulfite impressa - que destaca a pena prevista para aqueles que desacatam funcionários públicos. Até a pessoa mais humilde já está a par deste artigo de lei. Mas o que sempre me pergunto é qual o artigo de lei que especifica a pena para constrangimento no atendimento, negligência, descaso e falta de recursos no atendimento de saúde que é - segundo a lei, direito de todo cidadão.


Embora a indignação popular nos dê a entender que mais cedo ou mais o povo sairá por ai fazendo justiça com as próprias mãos por tudo que se sentem injustiçados, este não é o caminho. Assim como a lei favorece quem comete as injustiças, se bem utilizada  pode favorecer os injustiçados. 


A mídia já foi corrompida e se vendeu ao jogo dos poderosos que exploram as desgraças alheias para manter seus bolsos cheios. O único recurso agora para o povo é mobilizar-se e chamar a atenção do Ministério Público. Porque tudo o que diz respeito ao atentando contra a Vida relaciona-se ao descaso que a população sofre com o sistema público de saúde. Passou da hora disto ser penalizado nos rigores da lei, seja lá quem for o culpado de tamanho absurdo!]


Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.