Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Atendimento Público de Saúde


Há muito temos dito aqui sobre o descaso das entidades públicas de saúde em relação a todo tipo de serviço prestado à população. Uma coisa é o que as propagandas políticas discursam, mas a realidade de fato é cruel!


Se planos de saúde particulares deixam a desejar, pois parecem ser administrados por mercenários que lucram com a desgraça alheia, os públicos parecem 'casas de horrores' e verdadeiros açougues de quinta categoria ou de cozinha chinesa. 


É comum ainda ver muita gente achar que este tipo de afirmação é exagerada ou sensacionalista e exatamente quem considera assim pode se dar ao luxo de possuir um atendimento particular, portanto, não sabe do que fala. Para estes, tudo está bem se está ótimo para si mesmo!


Só mesmo quem depende do SUS é que sabe das dificuldades de se ter ao menos um bom atendimento começando do balcão. Ser tratado como ser humano de fato! Há casos de espera por especialidades como Neurologia de até dois anos! Seis meses é o tempo de espera para conseguir agendar um exame essencial para prevenção de doenças. Isto quando não enviam o cidadão para o  outro lado da cidade mesmo que tenha um hospital próximo de onde reside.Este é o caso: quem depende do atendimento público de saúde não pode prevenir doenças e nem se permitir a ter consultas rotineiras, pois o tempo que se perde é absurdo!


Se a maioria da população brasileira pudesse esperar tanto não precisaria trabalhar tanto. Por isso, não há como não pensar que o Estado mantém a saúde da população abaixo do considerável, pois lucram com doenças não apenas os políticos, mas também as industrias farmacêuticas que compactuam com os mesmos. Querem pessoas no ócio e doentes! Querem vagabundagem e vícios! Querem impotência e comodismo!


Esta saúde pública oferecida à população como se fosse uma esmola é um direito constitucional e o descaso constante nos obriga a constatar que o Estado deve começar a ser processado pelo povo!


“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.


“A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”


É necessário ser mais claro que isto? Em 2008 segundo o Ministério da Saúde foram gastos 3,6% (não que a maioria tenha ideia do que signifique isto)do PIB (Produto Interno Bruto) no mesmo ano, equivalente a R$109 bilhões! Com todo este dinheiro ainda assim está como está e para que melhore seria preciso mais muitos bilhões! O Brasil deve ser o país que mais gasta em saúde no mundo e mesmo assim a população em sua maioria é doente! Dão remédio de graça para causar a impressão de que existe um bom atendimento, mas a medicação vai junto no pacote da obrigação de fornecer saúde! Nossos políticos deveriam sentir vergonha da visão que temos deles!


Quem pensa também que a maioria da população não pode ser ouvida na Internet também se engana! Do mesmo modo que muita informação deveria estar circulando fora da rede, a voz do povo deveria estar ecoando aqui!


Já passou da hora de - ao nos depararmos com alguma mensagem que beneficie e colabore para o desenvolvimento da população - imprimirmos e sairmos às ruas colando em postes ou distribuindo às pessoas com menos informação.


Por isso, publicamos o desabafo de quem sabe bem o estado lamentável em que se encontra a saúde pública neste país.





Por Adriana Macedo Ferreira


"Gostaria de deixar aqui uma notícia que vejo sempre, mas até hoje não vejo ninguém dos bambambans resolverem tal situação:


Como as pessoas podem ter boa saúde, se os hospitais não tem pessoas para atender decentemente, se os postos de saúde nunca tem vaga para o dia que o próprio médico pedi para você remarcar a consulta? Ou quando você passa pela primeira vez para marcar uma consulta, você tem que esperar quase 4 meses para ser atendido ou quando você tem um exame para fazer? Quando você passa no médico você está com algum problema, é óbvio! Ninguém vai no médico para passar o tempo, então logo você tem que marcar um exame, que você só consegue depois de 6 meses, (quando consegue, é claro!). Se você estiver morrendo meu amigo, já compre o caixão a prestação porque você pode até chegar a óbito antes mesmo de fazer o exame!


Estamos chegando com mais uma CF (Campanha da Fraternidade), que fala da saúde...  Será que só assim pra tudo isso mudar?


Eu estava assistindo a pouco uma reportagem na tv, sobre uma mãe cujofilho tem convulsão e tem que ir para o médico porqie só no hospital que conseguem resolver o problema. Ela ligou para o SAMU para irem buscar e do outro lado da linha ela escuta: " -Não temos uma ambulância para enviar estão na rua."  Volto a repetir: terá que acontecer mais uma tragédia para que o assunto seja resolvido? [Já não bastam todas as que já acontecem todos os dias?]. A reportagem foi até o estacionamento onde fica as ambulâncias do SAMU e lá consta 21 ambulâncias paradas!


Pois bem digo a vocês, meus amigos, que só nos resta rezar para que todos tenham vida com muita saúde para que não precisem da nossa Unidade de Saúde para ter sáude porque pelo que vejo vamos ter é outra coisa!"

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.