Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mais o que é esse tal de bullings?

Ultimamente tem se falado muito nesse “tal de bullings”. O termo em inglês é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender. A agressão/humilhação ocorre geralmente na escola.
Resolvi tocar nesse assunto, pois tenho sido questionado por vários pais sobre qual seria a melhor arte marcial para a criança. No início acreditei que o interesse era exclusivamente pela filosofia, plasticidade e beleza das artes marciais. Aos poucos, contudo, notei que os pais temiam que seus filhos fossem agredidos na escola ou em outro local. Estavam buscando uma forma de “ensinar o filho a se defender”.
Esse como muitos outros assuntos graves podem ser resolvidos com atitudes simples:
  • É em casa que devemos aprender a respeitar as diferenças. Aprender que não se é melhor por ser branco ou negro, magro ou gordo, bonito ou feio.
  • Os pais devem acompanhar o desenvolvimento social do filho (a) no colégio (sua capacidade de fazer amigos e de se relacionar com as outras crianças).
  • Os pais devem estar atentos a mudanças de comportamento dos filhos ou a recusa de ir ao colégio.
  • Estejam atentos ao surgimento de ferimentos ou machucaduras.
  • Construam uma relação de amizade com a criança. A confiança é fundamental.
  • Não existe arte marcial melhor ou pior para a criança. O que existem são professores/mestre/sanseis despreparados para ensinar.
  • Crie no seu filho (a) a mentalidade de que quem sabe lutar, luta e não briga.
  • Antes de colocar o seu filho (a) em uma aula de artes marciais, procure informações sobre o professor. Diga que você, e não o seu (a) filho (a), quer praticar determinada arte marcial e peça para assistir uma aula. Procure informações com outros alunos. Se possível se matricule junto com o seu filho (a).
  • Arte marcial é arte, filosofia, beleza, caminho, encontro e suavidade se for ensinada de forma correta. Mas pode ser o contrário se for ensinada por alguém despreparado.
Abraços.

Nenhum comentário: