Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

sábado, 24 de setembro de 2011

Hoax Raquel Arlington - Menina com Câncer

É incrivelmente absurdo que mesmo esclarecendo a má intenção dos indivíduos que criam mensagens falsas e as disseminam pela rede, ainda apareçam comentários de indivíduos que se sentem ofendidos com o alerta dado aqui nas postagens sobre Hoax.

Compreendo o sentimento de ofensa: a verdade aqui sobre o assunto foi dita! Basta que o título da mensagem seja um gigantesco e longo 'URGEEENTEEE', 'REPASSEEEMMM', 'AJUUDEEEMM',e os dedinhos impulsivos cheios de boa intenção em colaborar irão apenas encaminhar as mensagens sem permitir que o cérebro racional questione ou analise o teor da mensagem: não significa que quem lê compreende o que lê, afinal absorver informação é diferente de tê-la.

Hoax antigos volta e meia retornam a circular pela rede, mais aprimoradas e detalhadas para conseguir uma aparência de real. O problema é que uma mente que se ocupa em criar algo falso - com sabe Deus com que intuito - é incapaz de criar algo que realmente pareça real.

De uma coisa podemos ter certeza: quem cria mensagens com teor falso, phishing e vírus estão seguros que as mesmas pessoas que repassam por impulso não processam o conteúdo ao ler a ponto de perceber características comuns nesses tipos de mensagens, muito menos certificassem da veracidade utilizando apenas uma palavra chave lançada no sistema de busca que logo traria a confirmação de mensagem mal intencionada. Estas mesmas pessoas ainda são aquelas que não se preocupam em perceber que uma mensagem repassada será novamente repassada fazendo circular vários endereços de emails que não tiveram o mínimo cuidado em ser ocultadas através da opção Cco e estar assim expostas a todo tipo de perigo virtual.

O Hoax à seguir é bem antigo e muita gente já sabe que trata-se de uma mensagem falsa. O problema é que está agora trás consigo um nome e fotos chocantes. Estas fotos são tão atordoantes que qualquer pensamento que aponte uma farsa logo será eliminado com o peso emocional que as imagens causam. O que fica na mente então é: 'será verdade ou não? em todo caso é melhor repassar!'.

A mensagem é velha conhecida de muitos e já foi desmentida pelo E-Farsas:



Apenas repasse, por questão de humanidade...

Se você apagar isto sinceramente você não tem coração....
Oi, eu tenho 29 anos Deus me abençoou com uma menina. Minha filha é chamada Raquel
e ela tem 10 Meses de idade. Há alguns dias os doutores encontraram nela um câncer cerebral . Há só um caminho para salvá-la... Operação.

Infelizmente,eu e meu marido não temos bastante dinheiro para cobrir isto. AOL e ZDNET nos ajudarão. Pedimos a você que repasse esse e-mail a todas as Pessoas que puder e AOL limpará este e-mail e contará as pessoas recebidas.

Cada pessoa que abrir este correio e passar adiante três pessoas pelo menos, nós receberemos 32 centavos. Por favor,nos ajude..

Sinceramente Abraços "
AJUDE ESSA CRIANÇA

REPASSANDO ESSA MENSAGEM PARA O MAIOR NUMERO DE AMIGOS QUE
PUDER!!!!

NÃO INGNORE ??? REPASSE ESSA MENSAGEM !!!

"O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal."



Segundo o E-Farsas a mensagem circula desde 2002. É aquele velho papo de que se você repassar o email o Aol pagará 0,32 centavos por email! A própria Aol já desmentiu isso.

Mas, nesta versão atual há novas informações que mesmo assim não mudam as características de perfeito hoax:

- agora a criança tem nome e se chama Raquel.

- a criança ainda tem Câncer cerebral, mas nas imagens anexas o que vemos é uma criança que ou sofreu graves queimaduras ou foi acometida de alguma doença de pele rara.

- as imagens estão relacionadas a um site chamado Templo das Mágicas cujo conteúdo é completamente direcionado a mágicos e ilusionistas.

- nas fotos percebe-se claramente que a criança está hospitalizada e ainda pode-se ver em que hospital: o logo e nome do hospital aparecem na fronha do travesseiro da criança: Hospital e Maternidade Villas da Serra.

Entramos em contato com o hospital, não apenas para que nos enviassem uma nota de esclarecimento mas, que também estivessem à par desta ocorrência e tomasse as devidas ações. O hospital Villa da Serra nos respondeu imediatamente e enviou a seguinte mensagem:


"Prezada,
em resposta a sua solicitação, esclarecemos que esta criança esteve mesmo internada no HVS mas, infelizmente, já faleceu. Suas fotos foram divulgadas na época pelos familiares, no intuito de obterem maiores informações para o diagnóstico e pessoas de má fé se utilizam delas.
A família já está tomando as medidas cabíveis.
Agradecemos a sua manifestação e colocamo-nos à inteiro dispor.

Att.,

Mônica Damásio - Ouvidoria do Hospital e Maternidade Villa da Serra"


Colocamos aqui apenas uma das fotos e a menos chocante para preservarmos a identidade do bebê e não prosseguirmos com a divulgação de conteúdo particular sem permissão de seus proprietários para que vocês possam identificar a mensagem.




Portanto, mais uma vez pedimos, poupem seus contatos. Se não houver tempo para investigar e ter certeza da procedência e real intenção da mensagem NÃO REPASSEM! Se não for muito trabalho, pela consideração que devam ter aos seus contatos, envie o link que desmente a farsa.

Um comentário:

Dverena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.