Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Doces, açúcar e enxaqueca

Para Célia Barcellos

As grandes variações na taxa de glicose do sangue são causadas primariamente pela ingestão de açúcares, assim como de álcool, drogas e cafeína. Os açúcares, como mel, dextrose, xaropes; são convertidos em glicose quase que imediatamente - daí a rápida e exacerbada reação por parte do pâncreas, produzindo muita insulina.

A melhor maneira de se evitar reações hipoglicêmicas é evitando ao máximo os açúcares industrializados, bem como os alimentos que os contêm. Por exemplo, bolos, biscoitos, sorvetes, doces e balas contêm quantidades gigantescas de açúcar industrializado!

Muitos alimentos em conserva, congelados ou preservados, também contêm açúcar, xarope de milho ou dextrose; mesmo em se tratando de vegetais congelados, sopa em conserva, e outros alimentos não doces. O ideal é que você evite esses alimentos.

Acima de tudo, evite comer doces com o estômago vazio.

Massas e doces são transformados em glicose pelo organismo; enquanto as proteínas, quando ingeridas, são convertidas em aminoácidos. Portanto, ao comer um pouco de proteína antes ou juntamente dos carboidratos (açúcares), o seu organismo passa a ter pela frente duas tarefas ao invés de uma só; isso resulta numa maior lentidão na taxa pela qual os alimentos doces são convertidos em glicose. Quanto mais lenta essa conversão, mais improvável a ocorrência de uma reação hipoglicêmica.

A recomendação é que você evite todos os alimentos contendo açúcar industrializado, incluindo xarope de milho, dextrose e mel. Ao mesmo tempo que se pode argumentar ser o mel um alimento natural e não industrializado, é importante observar que a maior parte das abelhas são alimentadas com xarope de milho ou outro produto açucarado, o que acaba tornando o mel tão prejudicial quanto o açúcar, do ponto de vista do hipoglicêmico.

Evite ao máximo o açúcar, refrigerantes, sucos adoçados, frutas em conserva ou enlatadas; assim como verduras às quais tenha sido acrescentado açúcar; produtos assados; batatinhas do tipo "chips", sorvetes, uvas passas, frutas secas, e bebidas alcóolicas.

A melhor sugestão é que você suspenda completamente esses itens da sua dieta pelo período de mais ou menos um mês (no mínimo), observando a reação e os resultados sobre seu problema. Em seguida, você pode ir, gradualmente, adicionando produto a produto, um de cada vez; sempre de olho nas reações. Desta forma, você mesmo pode verificar de que forma as substancias contidas nesses produtos afetam seu organismo, e decidir se todo esse esforço está sendo válido para o seu caso.

Você também poderá observar se esses produtos afetam seu organismo de maneiras diferentes dependendo das circunstancias; dependendo do restante de sua dieta; seu nível de stress; sua forma física; e, para mulheres, a época do mês. De outra sorte, recomenda-se comer bastantes vegetais frescos, carnes magras, peixe, frango, feijão, soja, frutas frescas (de pouco teor cítrico); batatas, arroz integral e pão integral. Mesmo produtos feitos a partir de farinha branca (como as massas) possuem quantidades suficientes de outros nutrientes, de modo a não provocar a mesma reação hipoglicêmica que um produto açucarado. Em outras palavras, uma bela macarronada é bem melhor que um belo pudim de leite em calda!

Outra dica: você deve tentar se alimentar o mais regularmente possível; de preferência, com alimentos contendo proteínas e carboidratos; bem como alimentos contendo trigo/centeio/grãos integrais. Se você possui tendência à hipoglicemia, seu pâncreas trabalha exageradamente, produzindo mais insulina, mesmo na ausência de açúcares e doces na sua dieta. De modo que sua taxa de açúcar no sangue tende a cair mais rapidamente que em outras pessoas. E você precisa regularizar essa situação comendo, regularmente, proteínas e alguns carboidratos.

Se você balancear sua dieta, cortando os açúcares industrializados e fazendo refeições freq¸entes de alto teor de proteína com alguns carboidratos, você pode experimentar uma melhora geral, bem como um aumento em sua própria capacidade de tolerar um atraso nas refeições.

Fonte: Enxaqueca.Com

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.