Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Osso Assassino - Alerta Medico Urgente - MAIS UM HOAX!

Não sei vocês, mas eu sempre estou dizendo à minha lista de contatos que antes de repassar tudo o que chega nos emails, certificar-se que a mensagem é verdadeira. Ultimamente andam 'ressuscitando' tudo o que é hoax antigo e o povo parece ter mesmo memória curta. O que você realmente corre o risco de conseguir atendendo um telefone e o segurando nos ombros é um calo ou uma orelha inchada!

A última que recebi e creiam-me, está publicado em vários blogs e fóruns é do Osso Assassino! A primeira vista pareceu bem ridícula! No fim da mensagem cita o nome de um médico PSIQUIATRA que leciona numa universidade de medicina sem nome!

Fiz o que sempre faço: vou ao E-Farsas ou ao Quatro Cantos! Impressiona que a desmistificação destas mensagens tem data antiga também, provando que estas mensagens falsas circulam há anos pela rede graças a quem?

Vamos lá para mais um esclarecimento do E-Farsas, mas você pode também consultar o Quatro Cantos! ->

Não prenda o telefone no ombro com a cabeça!

Texto alarmista avisa sobre o perigo de se usar o telefone sem usar as mãos. Será que prender o telefone no ombro causa danos à saúde?


Mensagem Original:

interessante a divulgação -Extraído da revista ISTO É nº 1572 NÃO PRENDA O TELEFONE NO OMBRO COM A CABEÇA! O alerta vem dos consultores médicos do Jornal Britânico "Neurology". Está comprovado que é ... continuar lendo->>


Pesquisas!

Ao ler pela primeira vez esse e-mail, tive a certeza de que se tratava de um hoax pelos seguintes aspectos:

1- A mensagem usa nomes de empresas conhecidas;

2- A mensagem tem um tom alarmista! A maioria dos hoaxes o tem;

3- A mensagem acima manda que você avise todos os seus amigos e colegas de trabalho;

4- A mensagem não fala o nome do psiquiatra francês, vitima do acontecido;

Apesar de todas essas características, essa é real! A dita reportagem foi publicada mesmo na revista Isto É, em 1999. Porém (não sei o porquê!), só foi reaparecer agora, 4 anos depois!

Infelizmente, não encontramos na Internet a reportagem referida na Revista "Neurology". Caso você ache, mande pra gente.

No entanto, não é preciso entrar em pânico! O e-mail, assim como vários outros que circulam pela Rede, é puramente alarmista.

De acordo com o site Full-health , o psiquiatra francês possuía uma pequena saliência na nuca, que facilitou a obstrução das artérias que levam sangue ao cérebro.

Não há nada com o que se preocupar. O ideal é que se use as mãos para atender ao telefone ou - para quem utiliza muito o aparelho - use um dos "free hands" existentes no mercado. Utilizar em excesso o telefone apoiado no ombro pode ocasionar lesões nas articulações, da mesma forma que uma pessoa que se senta com uma postura inadequada pode provocar problemas na coluna.

Portanto, para reforçar mais uma vez: A notícia é real, mas não entre em pânico! e não precisa ficar repassando esse e-mail!


Conclusão!

A reportagem é real! Porém, é muito pouco provável que aconteça isso com você! Por via das dúvidas, atenda ao telefone com as mãos! É melhor e mais saudável!

Um comentário:

Sam disse...

Mais um detalhe, qual o nome do osso ? Na mensagem não menciona.
Então não tem nem como pesquisar a respeito cientificamente.