Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Boa Tarde!

Embora existam muitas boas matérias para o blog, as atualizações não estão sendo diárias. Tenho estado muito pensativa sobre tudo... Estamos aqui porque temos uma preocupação real com o planeta das futuras gerações, mas às vezes, parece que todos os esforços são em vão. Parece que esta onda ecológica só é uma moda que voltou.

Estou há dias observando o povo do meu bairro e dando mais atenção a rotina da minha casa... Nosso modo de vida tornou-se violento demais e será que somos capazes de mudar anos de condicionamento e costumes para salvarmos o planeta para nossa descendência?

Todo santo dia tenho dito em casa que somos uma máquina de fazer lixo e isso tem me tirado até o sono! Saio net à fora procurando artesanato para fazer com embalagens recicladas pra ver se consigo diminuir a quantidade de lixo que se forma. Não dá pra fugir de certas embalagens...

Saio na rua e faço uma caminhada para não ficar focada nisso... Quando me dou conta estou contando as garrafas pet que encontro no caminho: em menos de dez passos foram cinco! Para cada passo meu há uma garrafa pet. Se não tropeçar nela, pode procurar: há uma pertinho de você! Interrompo a caminhada porque as garrafas pet pela rua me incomodam... Mais ninguém se importa que assim que as nuvens já negras despencarem, elas irão todas para o córrego. Saio pegando as garrafas que encontro debaixo dos olhos que me seguem estranhando a 'catadora de lixo'.

Chego em casa e sento no degrau da escada segurando as garrafas. Não posso trazer pra casa todo o lixo reciclável que eu encontrar. Não posso interromper meu caminho toda vez que encontro uma garrafa. Será que só eu as vejo por ai?

Meu filho parece um bezerro crescido que precisa de todo o leite do mundo e com quinze anos está mais alto que o pai. Não sei se é leite demais, mas bem que poderia ser pois não aguento mais ver tanta caixinha TetraPak!

A Eletropaulo nos rouba descaradamente todo mês com um cálculo que só faz sentido pra ela. Poluímos o meio ambiente usando energia e porque as placas solares ainda não foram popularizadas se é que de fato alguém está preocupado com o meio ambiente?

Preciso contar as estatisticas que apontam o que é mais devorado pelos humanos em todo mundo? Alimentos industrializados, carne e outras bobagens de gosto bom. As fezes dos animais servem para fertilizar a terra mas as nossas não servem pra nada e viram esgoto podre! A Sabesp que diz estar preocupada com o meio ambiente não fez alguma coisa quanto a isso por que? Teremos que mudar nosso cardápio para que pelo menos nossos escrementos sirvam pra algo útil ao planeta?

No intervalo comercial da Nicklodeon um 'aborrecente sabe-tudo' diz que não é legal usar lixo para fazer brinquedo ou arte. O certo é juntar e mandar para a reciclágem. Nunca vi um caminhão de lixo reciclado passando em lugar nenhum da grande São Paulo recolhendo lixo separado de ninguém! O garoto sabe-tudo ainda acrescenta que em vez de reutilizar embalagens recicladas você pode pedir 'para o papai e para a mamãe' para plantar árvores! Uma árvore para cada embalagem! A Ypê planta árvores cada vez que compramos seus produtos e embora detergentes e sabão em pó agridam não as árvores mas a água... Mas se tudo mundo resolver que preservar o planeta é plantar árvore, iremos respirar é gás carbônico e ficaremos verdes!

Os políticos jogam em cima da gente e diz que nós é quem temos que fazer algo. Então me lembro que no Japão pelo menos meia hora do meu dia era usado para separar TODO o lixo! Sacos transparentes... Cada dia um tipo de lixo... Etiqueta do dono do lixo no saco... Embalagens deveriam ser lavadas antes de ir para o saco... Os sacos deveriam ser colocados num ponto da rua apropriado para os sacos de todos os moradores... O lugar do lixo tinha síndico... Ele mantinha o lugar seco e desinfetado... Ele inspecionava os sacos transparentes para ver se estava em ordem... Ele vigiava a lixeira e se observasse alguém colocando lá o que não devia, fazia levar de volta... Se não obedecesse era multa!

As empresas poderiam diminuir o tamanho das embalagens. As empresas poderiam trabalhar com sistema de refil. As empresas poderiam oferecer uma lixeira grande de coleta reciclável. As empresas poderiam vir recolher as embalagens que seus clientes que não trocam de marca jogam no lixo. As empresas estão sendo os agentes poluentes mais perigosos e atuantes no planeta.

Fico tentando compreender a matemática dos lucros. Que cálculo é esse que vende muito, enriquece a conta bancária e mata o planeta? E quando não houver mais condições de se viver aqui o que farão? Comprarão uma passagem para Marte? Serão os primeiros colonizadores do planeta vermelho que precisará urgente de efeito estufa para dissipar o frio de lá? Teremos produtos exportados do espaço?

Que raiva! Já estou lá no futuro e vejo tanto ricos quanto pobres nas mesmas situações. Esse mundo de dinheiro que ganham hoje não vai conseguir comprar nada! A água potável vai ser moeda corrente como os cigarros nos presídios.

Este blog é uma oportunidade de fazer algo? Não... Não vai mudar... Mas eu tenho mudado por acreditar no que faço!

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.