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terça-feira, 31 de agosto de 2010

Saiba quais alimentos podem proteger seu organismo contra o câncer

As isoflavonas na soja, o licopeno no tomate, a luteína no espinafre e o

resveratrol na uva são essenciais


Andrey Kiselev, Divulgação /

As isoflavonas na soja, o licopeno no tomate, a luteína no espinafre e o resveratrol na uva são essenciais
Foto: Andrey Kiselev, Divulgação


Alguns compostos exercem uma ação protetora contra o desenvolvimento do câncer. Muitos deles encontram-se nos alimentos, como as isoflavonas na soja, o licopeno no tomate, a luteína no espinafre, o resveratrol na uva, etc.

— Estudos indicam que dietas ricas em frutas e vegetais podem ser muito benéficas na prevenção de muitos tipos de câncer — afirma a nutricionista Fernanda Bortolon.

Segundo Fernanda, esses alimentos são ricos em bioflavonóides, fibras e antioxidantes, como o beta-caroteno, a vitamina A, C, E, selênio. Estas substâncias podem prevenir ou retardar o aparecimento de alguns tipos de câncer.

A ingestão de quantidades elevadas de vitaminas não previne câncer conforme a maioria dos estudos. Portanto, explica a nutricionista, a suplementação de vitaminas e minerais deve acontecer somente em casos específicos, quando não é possível atingir as necessidades pela alimentação.

— A prevenção do câncer, através da alimentação não está na ingestão de um alimentos específico e sim na adoção hábitos saudáveis através do consumo uma alimentação variada e colorida rica em frutas e verduras — orienta Fernanda.

A seguir os compostos mais estudados como mecanismo de prevenção de alguns tipos de câncer e suas fontes alimentares:


— Beta-caroteno: cenoura, tomate, caqui, manga, abóbora, couve, espinafre, brocólis.

— Licopeno: extrato de tomate, molho de tomate, tomate, melancia, goiaba.

— Vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, morango), brócolis, pimentão, couve.

— Vitamina E: óleo de girassol, margarina, amêndoa, gérmen de trigo, amendoim.

— Isoflavonas: soja e derivados.

— Sêlenio: frutos do mar, castanha do Pará, nozes, carnes, ovos, leite e derivados.

— Fibras: cereais integrais, feijões.

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