Você ainda curte pegar sacolinhas de supermercado só com a desculpa de colocá-las na lixeira? Então ai vai a dica da Martha Maria Lopes Pontes enviada pela Monique do blogMIMIRABOLANTES. Ela diz que ao invés de ficar enchendo um monte de pequenos saquinhos ao longo da semana é muito mais fácil encher uma única lixeira na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-a por alguns dias com os pequenos lixos da casa. Mas e como fazer esse pequeno lixinho, “desse jeito não vai fazer diferença!” você deve estar falando. Bem, aí que vai a parte legal, que tal usar saquinhos de JORNAL!? Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos.



A idéia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja passo a passo:

1. Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

3. Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.

4. Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

5. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

6. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

7. Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

8. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

9. É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

10. Que tal?

Parece complicado vendo essas imagens e lendo as instruções, mas garanto, depois de dois tentativas você pega o jeito… Daí é só curtir a responsabilidade de ter impedido mais um saquinho de plástico de ter terminado em lixões.


Fonte: CANAL AZUL