Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Hoax: Rato encontrado dentro de casquinha no MacDonalds

Lembram daquela do sorvete de casquinha?

Mensagem Original:

Primeira versão: "Sábado dia 30/08/08, no MC DONALD'S do Shopping Grande Rio; quando estava na fila veio uma moça gritando muito, pedindo para levarem ela p/ o hospital p/ fazer uma lavagem porque tinha um rato na casquinha dela, ai jogou o sorvete no balcão do caix...

Pesquisas!

Essas imagens começaram a circular em setembro de 2008 e já ganharam várias versões. Em uma delas, o fato ocorreu em Campinas - SP e, em outra, aconteceu num shopping do Rio de Janeiro - RJ. Todas as versões contam, de maneira meio "nas coxas", que uma pessoa descobriu um rato dentro de uma casquinha do sorvete da rede de lanchonetes McDonald's!


Vamos fazer uma pequena análise dessa história:

O texto é pequeno e, tirando os pequenos erros de gramática (estérica ou histérica?), deixa margem para dúvidas.

Por exemplo, da maneira como foi escrito, uma moça apareceu gritando depois de morder o rabo de um rato, que estava dentro do sorvete. Pois bem, qual era o nome da moça? Ninguém sabe. Em uma das versões, o autor afirma que aconteceu com uma amiga de seu primo.

De acordo com o texto, foi a própria moça quem tirou a foto. Se foi ela quem fotografou e ela não é conhecida do autor, como e quando foi que ela passou as fotos para o autor dessa história? Alguns tentarão rebater esse nosso argumento, dizendo que ela teve tempo de passar as fotos ao criador desse e-mail via bluetooth... ou que deve te dado tempo deles terem trocado e-mails, enquanto ela fazia ânsia de vômito, "estérica"... ai, esse detalhes bobos...


Outros "furos" nessa história são:

- A moça tirou as fotos para provar que foi contaminada com o rato e, é claro, teria todo o direito de receber alguma indenização, caso a história fosse real. Aí vem uma questão: Não seria mais correto se tirar algumas fotografias mais nítidas, mostrando o logotipo da empresa, junto com o comprovante da compra do sorvete de rato?

- Na "vida real", não há telefones nos balcões do McDonald's. Mesmo na sua versão "delivery" os aparelhos de telefone da rede de fast-food ficam "lá dentro" e isso não acontece na foto. Essa foto pode ter sido tirada em outra lanchonete, não no McDonald's;

- O ratinho não pode ter saído da máquina que serve o sorvete. O "buraquinho" por onde sai o creme é muito pequeno, não dá pra passar um rato desse tamanho pelo orifício;

- É bem possível que o rato também não tenha vindo na casquinha, pois as cascas dos sorvetes são armazenadas uma dentro da outra e não há espaço pra caber um rato entre uma casquinha e outra;

- Pode não parecer, mas os funcionários, tanto da lanchonete quanto dos quiosques, são exaustivamente treinados. Suas tarefas são repetitivas e não há margem para erros. Só os melhores, aqueles que conseguem executar suas tarefas com perfeição, prosseguem na empresa e, quem sabe, se tornam os funcionários do mês! Só de pegar a casquinnha do sorvete vazia, o funcionário notaria seu peso acima do normal. Caso não percebesse, quando fosse encher a casquinha com o sorvete o funcionário notaria imediatamente que foi necessária uma quantidade muito inferior de recheio do que o habitual.

Essa história não foi noticiada em nenhum jornal, nem de Campinas e, tampouco do Rio de Janeiro! Uma notícia como essa seria um verdadeiro furo de reportagem. Né não?

Mas... e o rato que aparece na foto?

Bom, é fácil criar um rato de mentirinha! Eu mesmo, na minha infância, fazia ratinhos com lã de aço e os amarrava em uma linha de costura da minha mãe. Depois era só colocar o ratinho do outro lado da rua e ficar esperando alguém passar. Quando alguém chegava perto, era só dar um puxão na linha e se deliciar com os gritos de susto! hehehehe, bons tempos!

No caso do rato da foto, pode ser um guardanapo, ou uma cédula de 1 Real, ou até um rato de borracha! Ou, quem sabe, algum louco tenha pego um rato de verdade e colocado em um sorvete, para tentar prejudicar a empresa ou se beneficiar com o fato. Lembra daquele episódio do Chaves, em que ele e a Chiquinha planejam colocar uma mosca na comida, só pra não pagar o almoço no restaurante da Dona Florinda? Só que no seriado mexicano o plano dos dois não deu certo, esperamos que o plano de quem bolou esse boato também não dê!

É verdade que a rede de fast-food já respondeu a pelo menos 2 processos relacionados a ratos em suas lojas. No final de 2006, o
jornal Folha Online noticiou que uma família americana estava processando uma filial da empresa em R$ 1.500.000,00 por danos morais, alegando ter encontrado um rato morto dentro da salada fornecida pelo McDonald's. Em abril de 2007, a empresa do palhaço Ronald McDonald's foi condenada a pagar o equivalente a R$ 600,00 para uma chinesa que teria sido mordida por um rato em uma lanchonete da rede, na China.

Atualização - dia 10 de outubro de 2008

Procuramos a assessoria de imprensa do McDonald's e eles nos responderam, via e-mail, o seguinte:

Prezado Sr. Gilmar,

O McDonald's repudia veementemente um e-mail de remetente não identificado, de conteúdo irresponsável e sem fundamento que tem circulado pela Internet dando conta de que uma consumidora teria encontrado um camundongo em um sorvete da rede.

O McDonald's segue o mais rígido e avançado controle de Segurança Alimentar do país. O fato abordado na corrente é simplesmente impossível de acontecer. Não há como qualquer objeto passar pelo bico da máquina de sorvete. As casquinhas de todos os sorvetes são embaladas uma a uma. Além disso, os restaurantes são vistoriados regularmente pelos órgãos de saúde e podem ser visitados a qualquer momento por qualquer cliente que assim desejar.

Infelizmente, por se tratar de corrente de remetente anônimo, a empresa não pode tomar qualquer atitude legal contra os responsáveis.

O McDonald's reforça que oferece sempre produtos seguros e de alta qualidade aos nossos consumidores. Reiteramos que os consumidores que ponham isso em dúvida estão convidados a conhecer a cozinha de nossos restaurantes e conversar com um de nossos gerentes.

Atenciosamente,
Departamento de Relacionamento com o Cliente

McDonald’s Brasil


O Shopping Grande Rio, até o fechamento dessa pesquisa, não nos retornou aos nossos e-mails. Estamos no aguardo!

Já o Shopping Dom Pedro, de Campinas, nos respondeu imediatamente, dizendo que a história, se for verdadeira (que é muito improvável), não aconteceu no McDonald's de lá. Abaixo podemos ler, na íntegra, a nota de esclarecimento do Condomínio Shopping Parque D.Pedro:

Nota de Esclarecimento

Vimos esclarecer a respeito de uma mensagem de e-mail que circula na internet, fazendo referência a fatos que tenham ocorrido no interior deste Shopping.

Informamos que a administração do Shopping não possui, e nem as autoridades policiais, nenhum registro de que um fato, sequer semelhante, tenha ocorrido no Mc Donald’s no Parque D.Pedro Shopping.

O fato descrito só pode ser atribuído a mais uma corrente irresponsável e até criminosa, que circula na rede visando criar falsos temores ou ameaças e que, infelizmente, acabam por prejudicar a imagem e reputação de empreendimentos e instituições.

Em oportunidade ao assunto, mensagem parecida e também anônima já circulou em outras regiões do País, citando o estabelecimento mencionado, sem que o seu conteúdo tivesse fundamento, mas, causando dúvidas aos destinatários. Já tomamos a iniciativa de solicitar às autoridades policiais as providências cabíveis para a apuração e punição dos responsáveis pela origem e transmissão desta mensagem.

Às pessoas que tenham recebido o referido e-mail, solicitamos a gentileza de enviar ao remetente esta Nota de Esclarecimento, inclusive informando que a divulgação de informações inverídicas pode ser imputada como crime de difamação.

Atenciosamente,
Condomínio Shopping Parque D.Pedro
SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente
marketing@adm.parquedpedro.com.br


Conclusão!
A história é falsa! As fotos aparentemente não foram forjadas digitalmente, mas a história não é real!


FONTE: E-FARSAS

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.