Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Elefante drogado por traficantes supera "vício"

Enviado por Sonia Sheiss
Traficantes impregnaram bananas com a droga

Marina Wentzel
Um elefante macho de quatro anos de idade conseguiu se libertar do vício da heroína e irá viver em um Parque de Preservação de Vida Selvagem na China, informou nesta quinta-feira a agência de notícias estatal Xinhua.
O jovem paquiderme, chamado Xiguang (Grande Irmão, ou "Manão", em tradução livre), virou dependente químico em março de 2005 depois de comer bananas impregnadas com a droga. As frutas foram utilizadas como isca por traficantes de animais na fronteira entre a China e Mianmar.
Além de Xiguang, outros cinco elefantes asiáticos também foram trazidos ilegalmente para o sudoeste da China, onde a polícia desbaratou a quadrilha e salvou os animais em maio de 2005.
TratamentoO elefante foi mandado para tratamento em um centro veterinário na ilha de Hainan, ao sul do país, três meses depois de ter sido libertado. Os médicos confirmaram o problema de dependência química ao constatar sintomas de abstinência como vômito e alucinações.
Durante um ano Xiguang recebeu injeções diárias de metadona, um químico utilizado nos programas de reabilitação de dependentes de heroína. A dose de metadona aplicada no elefante era cinco vezes maior à quantidade máxima tolerada pelo organismo humano.
Nos dois anos seguintes, Xiguang esteve em observação e fez terapia de reintegração até receber alta. Agora curado, o animal está sendo transferido do centro de veterinário para o Parque de Preservação de Vida Selvagem de Kunming, na província de Yunnan.
Xiguang deverá chegar ao novo habitat no próximo sábado, depois de uma viagem de 1,5 mil quilômetros.

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.