Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O país é seu... O planeta é 'nosso'!




Constantemente recebo comentários (na maioria mau educados) de pessoas que consideram absurda a dedicação pelo Meio Ambiente e pelos animais. É sempre aquela velha ideia de que porque não pegar as crianças das ruas e etcs que nem gosto de repetir... Eu até que gostaria de poder pegar crianças das ruas mas não do mesmo modo que pegam animais... Mas existe uma lei em nosso país que permite que animais sejam recolhidos e pelo visto também permite que sejam abandonados, maltyratados e roubados, visto que estes atos são constantes. Já as crianças precisam passar por uma sucessão de burocracias. De todo modo, a maioria esmagadora das pessoas que fazem este tipo de comentário é exatamente parte daquele grupo que não faz nada nem por animais e Meio Ambiente e nem por semelhantes.


Outro tipo de comentário que recebo muito é sobre manifestos e ações que ocorrem em outros países... Houve quem dissesse porque não mencionamos aqui o que está acontecendo no Egito ou no Paraguai... Bem... A ideia deste blog não é política embora ela seja a grande responsável pela devastação ambiental que ocorre pelo mundo...  A questão é que quando se trata de problemas sociais em outros países, tentar mobilizar a massa a favor chega a ser um tanto hipócrita estando este nosso país aqui no estado em que se encontra. Não tão evidente aos nossos olhos porque está bem mascarado e nem tão explícito o suficiente para que todos se mobilizem...


Todos nós neste mundo temos uma parcela de responsabilidade no mundo em que vivemos. Quando se trata de seres humanos é dever de cada um focar-se no lugar em que vive. Mas quando falamos em Meio Ambiente e animais é dever de todos independente de onde cada um vive. 


Não é tarefa fácil não... Estamos todos enquadrados em um sistema e não e tão simples viver fora dele. Também não é tão simples mudar o lugar onde você vive, pois, assim como para o mudar o mundo, seria necessário mudar as mentes. Os problemas sociais e ambientais caminham paralelamente: sem resolver um o outro não pode ser solucionado. Mas todos pode dar o primeiro passo. Todos podem tentar devagar e gradualmente.  Mas não posso tentar fazer algo pela Africa, pois estou no Brasil e aqui por incrível que pareça ainda há fome e miséria.  Não posso me engajar na política paraguaia porque a política no Brasil é ridícula!


O lugar onde você vive é seu solo sagrado, onde está suas raízes. Não importa a sua posição na sociedade cabe a cada um fazer sua parte para que tudo melhore. Mas tudo que diz respeito a Natureza é bem comum da Humanidade. 


Sem a Natureza não haverá mais seu chão, seu solo sagrado, suas raízes, sua descendência e nem um futuro. Se seu país é seu lugar, o planeta é o lugar de todos. O brasileiro se dedica ao Brasil, o paraguaio ao Paraguai, o europeu a Europa e assim sucessivamente...  Mas quando falamos em planeta, caem por terra as nacionalidades, as crenças, as culturas e as raças, pois todos passamos a ser um só: todos somos a raça Humana!


O planeta é nossa casa temporária, emprestada de boa vontade. Cabe a todos nós mantê-lo um lugar de todos!

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.