Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Menina Brenda salva por Alex!

Não temos o hábito de narrar detalhes sobre em que circunstâncias os desaparecidos aqui são encontrados pois, muitas das vezes, o final das buscas não resultam em boas notícias. Muitos desaparecidos são encontrados mortos, ou com sinais visíveis de violência ou ainda, nunca são encontrados.


Mas o caso da menina Brenda - divulgado aqui - que desapareceu na entrada do templo de uma igreja nos chama a atenção e é comovente. Enquanto desaparecida a mãe, incansavelmente, saiu pelas ruas colando onde podia cartazes impressos na esperança de que sua filha fosse encontrada. Os telejornais focaram-se no caso e uma corrente via internet repassava o caso. 


Muitas vezes, passa pela cabeça de qualquer um que o desfecho seja trágico... Vemos todos os dias a realidade de nossa sociedade afundando-se cada vez mais na violência, tornando-nos vítimas, prisioneiros em nossos próprios lares e indivíduos privados do direito Constitucional de ir e vir... Talvez, muitos de nós chegou a pensar que a menina jamais fosse encontrada com vida...


A mãe orava o tempo todo, confiando que Deus protegeria sua filha. Em momento algum atribuiu ao Deus em que acredita a culpa pelo desaparecimento, ao contrário, manteve-se firme em sua crença. Não é que Deus não ouça as outras famílias para não protegê-las de um final trágico... E que nesta história, além de uma mãe que rogava a Deus um final feliz havia um rapaz que acreditava na mesma coisa. Duas pessoas com vidas completamente diferentes e que movem-se na mesma fé.  Quero dizer com este detalhe que isto comprova o que sempre dizemos aqui: somos todos parte de uma mesma corrente! Tal qual o mal o bem é contagiante e ele pode seguir por toda a corrente permitindo que o milagre do amor aconteça.


Mas o que nos chama mais atenção é a  história de vida do rapaz que salvou a pequena Brenda. Ainda com 17 anos, nunca conheceu o pai e perdeu sua mãe quando tinha apenas 12 anos. Sobreviveu na infância com a ajuda dos vizinhos. Esteve exposto a todo tipo de armadilha que pudesse levá-lo à marginalidade e sempre se recusou a seguir este caminho.


Enquanto muitos jovens carentes aproveitam-se da sua condição de menor de idade para praticar crimes impunemente, este rapaz procurou trabalhar e sonha em ser bombeiro! 


Chamo-lhes a atenção para a triste constatação de que a maldade é uma questão de falta de caráter! Pois, se muitos doutores pensam que ambientes familiares, pais incapazes e pobreza são os únicos causadores de famílias gerarem marginais, se enganam. A mãe do rapaz Alex morreu por ser alcoólatra e fumar demais... Imagina-se como era a realidade em que vivia e hoje ele poderia estar numa vida de crimes se justificando  através de uma infância tão cheia de sofrimento. O que pensar agora? Nasce-se com caráter? Talvez o jovem herói ao menos tenha experimentando o que é ter uma família feliz antes que as desgraças atravessassem seu caminho... Nos cinco primeiros anos de vida, plantaram-lhe na alma as sementes virtuosas do bom caráter...


Talvez, quando os meios de comunicação pararem de sugerir através de profissionais do comportamento justificativas para que menores pratiquem crimes tão violentos,  os jovens voltem para as escolas e se formem bons profissionais. Quem sabe as famílias não formarão melhores cidadãos?  Talvez, quando as leis mudarem e for entendido que um menor que pode dirigir um veículo e votar sabe o que faz e portanto, pode pagar por seus crimes! Talvez o que o rapaz nos conte não seja tão extraordinário assim...


Talvez, alguém compreenda de uma vez por todas que a única desculpa que existe para se viver bem ou mal é apenas uma: escolher o caminho a seguir!


Reproduzimos aqui abaixo um artigo do site Meio Norte sobre Alex que  trás a nós a esperança de que a Humanidade não está tão perdida assim...



Orfão, jovem que salvou garota Brenda, sonha em ser bombeiro

Alex Ramos encontrou garota Brenda Gabriela da Silva, 4, que tinha sido sequestrada.


27-06-2012 10:41
Um golpe do acaso fez com que Brenda Gabriela da Silva, 4, fosse encontrada. Ela havia se perdido da mãe, Geisa Maria da Silva, 31, num culto da igreja Deus é Amor, em São Paulo, em meio a uma multidão.
Orfão, jovem que salvou garota Brenda, sonha em ser bombeiro
Na segunda-feira, Alex Ramos Carvalho, vizinho da família na Mooca, viu Brenda no colo de um desconhecido. Ela apontou o dedo para Alex, que logo a reconheceu.
Alex Ramos de Carvalho,17 que encontrou garota Brenda Gabriela da Silva, 4, que tinha sido sequestrada

Leia o depoimento do jovem::
"Tenho 17 anos, sou órfão, analfabeto e trabalho como repositor de estoque numa bomboniere. É meu segundo emprego. O primeiro foi de camelô, na 25 de março. Mas cansei de correr do "rapa" (batidas policiais).
Conheço Brenda desde que nasceu. É que somos vizinhos. Meu padrasto, que é pintor, foi à Bahia. Minha mãe, empregada doméstica, morreu quando eu tinha 12. Meu pai nem sei quem é.
No fim de semana estive em Aparecida, com amigos. Fizemos uma corrente na sala dos milagres para essa menina. Levei até uma foto.
Às vezes, toco bateria na igreja, mas não sou religioso.
Estava conversando com minha patroa sobre a viagem quando olhei pra rua e vi a Brenda apontando o dedo pra mim. Magra, suja, de touca e com o cabelo recortado.
Foi um milagre, era para eu estar no depósito. Aí até brinquei: "Essa é a menina que sumiu". A patroa falou: "Não é ela não". Daí, pedi permissão e saí.
Fui correndo e encontrei os dois parados na lanchonete ao lado, pedindo comida. Nervoso, falei alto: "Essa menina você roubou". O desconhecido, que parecia um morador de rua, respondeu: "Não, é minha filha, vou buscar o RG dela na carroça".
Daí, de repente, ele saiu correndo. Agarrei a menina para ele não levar.
Quando ele foi embora, ela começou a chorar, acho que com medo de ficar sozinha. O pessoal saiu atrás, mas não conseguiu pegá-lo. Uma mulher acalmou a menina.
O PM veio e pegou meu RG. Falei: "E agora? E se não for a menina?" Perguntamos seu nome e ela respondeu.
Mas foi pela TV que eu soube que era ela mesmo, quando o PM apareceu dando entrevista. Meu patrão comentou: "Você a achou, mas olha quem está recebendo saudação". E o pior, dizia que a achou numa outra rua.
Fui à delegacia e falei que o rapaz estava mentindo. Quando o encontrei, ele disse que já tinha falado tudo e não precisava de mais nada.
Mas o circuito de câmeras da loja registrou a cena inicial, e quando mostrei ao delegado, começou a confusão toda de novo. Assinei um boletim de ocorrência. (Questionado pela Folha, o delegado Paulo Cesar de Freitas, do 6º DP, no Cambuci, diz desconhecer a confusão.)
É claro que me senti um herói. Mas por várias vezes já chamei ambulância para ajudar, quando vi acidente na rua. Meu sonho era ser bombeiro, mas vai ser difícil.
Às vezes, fico pensando na vida, vem tudo, o serviço, minha mãe, esse negócio da alfabetização, caramba, tudo numa pessoa só, foda.
Para mim tudo continua na mesma. Quem agora precisa se salvar sou eu."


Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.