Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Brasil que respeita Baleias e Golfinhos.

Golfinhos rotadores, em Fernando de Noronha, Pernambuco; costa brasileira é declarada santuário pelo Governo FederalGolfinhos rotadores, em Fernando de Noronha, Pernambuco; costa brasileira, cuja caça já era proibida, é declarada como santuário

Não é apenas de críticas que vive este blog. Estava pesquisando sobre as matanças de animais marinhos pelo mundo e como descendente de japoneses senti vergonha. A Dinamarca e o Japão são os maiores matadores de animais marinhos, principalmente golfinhos e baleias.

Compreendo bem que seja por tradição ou cultura. Os idosos japoneses são os mais saudáveis do planeta por incluirem em seu cardápio uma vasta variedade de peixes e frutos do mar. Mas há tanto tipo de peixe que me pergunto se ainda assim é preciso comer baleias e golfinhos.

Compreendo que um povo precise viver da pesca. Mas esperava outra atitude de um país que sempre foi considerado uma das potências.

Aqui no Brasil, embora muitos lá fora nos considerem ainda sub desenvolvidos, não precisamos assassinar animais marinhos exóticos para devorar. Quando um golfinho ou baleia é avistado em nosso litoral, é de certo um espetáculo incrível.

O Ibama já atua na educação ambiental dos pescadores do litoral brasileiro que dependem da pesca. A lei também favorece e não é permitido pescar determinado tipo de peixe se for tempo de desova. Há aqueles que não seguem a lei? Sim, em todo lugar do mundo existem estes... Mas o importante é que o trabalho de educação está sendo feito e com isto muitas pessoas estão adquirindo mais consciência.

E quanto as baleias e golfinhos? Nós os respeitamos! E quando um deles encalha em uma de nossas praias, toda uma força tarefa é mobilizada para salvar o animal e devolvê-lo ao seu habitat natural.

Em 2008, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto no qual determina todas as águas da costa brasileira como santuário de baleias e golfinhos, o que reforça a proibição de caça destas espécies sob jurisdição brasileira.

A caça às baleias no Brasil, é proibida desde o fim da década de 1980. Enquanto o Brasil e países da Comissão Internacional Baleeira proíbe tal prática, o Japão faz pressão pela liberação da caça de baleias e golfinhos.

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.