Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

sábado, 25 de setembro de 2010

Você vai votar em quem?

"A sujeirada política não começa a aparecer nas CPIs... Começa nas vias públicas em campanhas eleitorais."


Um amigo me perguntou quem eu recomendava como candidato nesta eleição...Não costumo fazer isso, pois essa história de que o voto é exercer a cidadania não cola mais. Há modos e modos de ser um verdadeiro cidadão. Esses modos estão caindo no esquecimento e já não fazem mais parte da rotina diária de muitos. Não sou favorável a obrigatoriedade do voto e quando (pra variar) não nos dão mais de duas opções, prefiro votar nulo, já que não posso deixar de votar!

Se você não vota, paga caro! Não se preocupe: se votar também pode pagar mais caro ainda! Não há mesmo opção!

Para nós que moramos aqui em São Paulo, propaganda política também não cola mais! São sempre as mesmas caras e acreditem: sabemos bem que os ilustres candidatos para a presidência e governo falam muito e fazem pouco. Não falo apenas de PSDB mas também de PT: conhecemos bem! E minha opinião sobre eles é neutra, já que não tenho reiligão alguma, nem time de futebol e nem partido político para idolatrar! Todo lugar onde se acumulam políticos, embora haja vez ou outra maiorias, são um misto de chapas políticas. Não há como isentar alguém de culpa: todos fazem parte do mesmo caldeirão! A Câmara, o Senado, todos os redutos desse nível não são constituídos apenas de um partido, mas de todos, seja com vários ou alguns representantes.

Há detalhes peculiares... Uma colega disse ser sempre fulano de tal! Quer dizer, sempre votou no tal e sempre votará! Mas ela mora no Guarujá, e seu apartamento aqui fica em São Bernardo! Insistia que eu votasse no fulano, e que siclano vai fazer orrores como se ninguém ainda soubessem do que são capazes... Na periferia as coisas são diferentes, colega!

Alfinetadas em horário gratuito virou piada além de ser tedioso! Um diz que fará e fez pela educação, mas só no ano passado 1000 crianças (apenas na zona sul) ficaram sem vaga nas escolas! Te basta um candidato que irá construir mais escolas? Não temos mais lugar para construir nada, nem residências! Por que é tão difícil fazer as escolas que já estão de pé funcionar? E porque governo estadual constroi escola e hospital e governo municipal também? Não poderia o município cuidar apenas da educação e o estadual cuidar apenas da saúde ou vice e versa? Não é dinheiro demais gastos nas mesmas coisas que não funcionam? A última vez que fui no AMA para ver meu dedo deslocado, já faziam seis meses que o Raio-X estava quebrado... Se duvidar é capaz de estar ainda fora de uso! Fui ao hospital e ainda levei umabronca: "- Este tipo de caso se resolve no AMA!". Demora um ano para conseguir vaga no dentista e um ano e meio para conseguir um exame. Dois anos para ter vaga no Neurologista e no dia da consulta ele desistiu de consultar!

Nem falo dos Senadores: Marta já foi prefeita de São Paulo, e pediu pra muita gente 'sentar e gozar' no caos das companias aéreas... Netinho já bateu na mulher (segundo noticiaram)... Aluísio é quem mesmo?

Muita gente acredita que pelo simples fato de eu ser ciberativista e defender as causas ambientais e animais, irei de imediato votar nos partidos verdes e ecologicamente corretos, certo? Errado! Na hora de escolher não quero saber do rótulo, do título, do discurso, da lista de intermináveis feitos que pelo visto não funcionam pois tudo parece andar a passos lentos... Mais atitudes e menos discursos é isso que conta! Se fizeram algo, não fizeram mais do que a obrigação, eu sempre digo isso: estão lá pra isso! Se não fizeram nada, estão sendo eleitos porque?

O Brasil de fato está se desenvolvendo bem, mas sem um desenvolvimento intectual e sustentável só irá resultar em degradação ou uma imagem e semelhança norte americana.Dilma não é o Lula, cada um cada um! Serra fez muito como ministro, mas ser governador não é a mesma coisa e ser presidente idem! Marina possui causas bem nobres e extremamente necessárias, mas poderão ser bem encaixadas nesse atual crescimento? Dúvidas, dúvidas, dúvidas... Não basta uma bandeira ou um gosto fanático para escolher! Não carrego bandeiras de partidos, religiões ou times de futebol: minhas bandeiras são para o bem coletivo e independem de preferência ou gosto particular!

Não é preciso ser nenhum gênio para perceber no dia-a-dia a necessidade (urgênte) do coletivo se empenhar em causas comuns à todos. Dependemos da sobrevivência e equilíbrio do planeta para que a raça humana continue existindo. Se a degradação continuar, não importará religião, seu time de futebol ou a bandeira de seu partido: todo tipo de poder e força sucumbirá diante da resistência da Natureza! Nós somos dependentes da vida nativa do planeta para existir...O planeta não precisa de nós!

A bem verdade é que não há realmente interesse de se resolver problemas na sociedade que são possíveis de se resolver! Há interesse sim em alimentar certos problemas para que políticos continuem 'engordando' seus bolsos (e cuecas). A memória do povo não é curta, é sim muito influênciável e pelo visto qualquer discurso é capaz de convence-los!

Bom... E ainda me perguntam em quem irei votar... Farei uma seleção começando de um pontobásico: farei uma lista de candidatos e riscarei todos aqueles que estão emporcalhando a cidade com os santinhos que devem ter custando a vida de muitas árvores! Com certeza na próxima chuca forte os boeiros entupirão! Aos que restarem na lista, procurarei saber sobre casos de corrupção, escandalos, roubalheiras... Se sobrar alguém na lista, pensarei com carinho!

Até a idéia de que não temos opção foi plantada propositadamente! Em muitas mentes funciona da seguinte maneira: "Não temos opção, só tem 'x' e 'y', então tenho que escolher entre os dois! Se eu votar em 'w' ele não irá ganhar e vou disperdiçar meu voto! Se votar branco irá para quem está ganhando... Então, preciso escolher entre 'x' e 'y'!"

Pior ainda são os simpatizantes e partidários fanáticos! Disputam entre grupos de oposição, como as torcidas organizadas! Não estão tão preocupados que o candidato seja realmente bom pra sociedade, querem vencer a disputa de egos com os opositores ou os vizinhos que irão votar no outro. Querem estar certos a todo custo!

Agora sei porque faltam professores: eles agora são candidatos! Agora sei porque faltam médicos: agora são candidatos! Agora sei por onde anda determinado artístita: se candidatou! Palco, palanque, picadeiro...

Bom... É isso... Não me perguntem mais qual o candidato recomendável... Em se tratando de políticos, nenhum deles merecem o palco...err... o picadeiro....ops... a sala de aula... dããã... o consultório... Tá! Não merecem a cadeira que tem!

Neste momento, a única coisa que tenho certeza é que em todo o mundo os povos exigem e precisam das mesmas coisas, e sofrem descaso do mesmo modo. Somos parte de uma comunidade chamada Humanidade num bairro, cidade, país chamado planeta Terra!

Se aniquilado o direito de existir e o respeito pela vida qualquer que seja, nenhum voto resolverá nada! O desenvolvimento intelectual, psicológico, sócio-econômico, sustentável e cultural precisa andar de mãos atadas com o desenvolvimento de um país que cresce... Caso contrário, será sempre a mesma coisa!


Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.