Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mito ou verdade: ingerir mais líquidos é útil quando estamos doentes?


C. Claiborne Ray
Th
e New York Times


Pergunta:

Por que todos dizem para bebermos mais líquidos quando estamos doentes? Isso realmente ajuda?

Resposta

Beber mais água ou outros líquidos pode ajudar uma pessoa doente, mas não por “lavar” os germes da corrente sanguínea, como muitas pessoas costumam acreditar.



Os líquidos são recomendados para manter o doente hidratado, explica Shari Midoneck, médica do Centro Feminino de Saúde do Centro Médico NewYork-Presbyterian/Weill Cornell.

Alguém com febre, diarreia ou vômitos está perdendo fluidos que precisam ser repostos, disse ela. Um paciente que não bebe líquidos suficientes para repor as perdas pode ficar com pressão baixa e, em casos mais graves, desmaiar.

“Mas os fluidos não limpam bactérias ou vírus de seu sangue”, disse ela. “Somente antibióticos ou o tempo podem fazer isso”.

Isso não significa que o poder de purificação dos fluidos não seja importante, afirmou Midoneck, especialmente em tipos específicos de infecções.

“No caso de infecções urinárias”, explicou ela, “beber muito líquido manterá as coisas em funcionamento na via urinária, e pode potencialmente evitar infecções ao arrastar bactérias que poderiam ter aderido à parede da bexiga”.


Fonte: BOL

Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.