Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais Dicas de Umidificação Natural do Ar

Meu amigo Pepe me conta que em sua cidade em Minas Gerais o ar está tão seco que ele e a filhinha de três anos amanheceram com a boca tão seca que sentem dor no céu da boca. As crianças são as que mais sofrem nessa época e muitas vezes é necessário recorrer a inalação.

Como o post passado se focava na reciclagem de vidros e a reutilização em algo útil, esta próxima dica ficou de fora.

Como plantas não são apropriadas para quartos, uma boa dica é um aquário no quarto das crianças. Mas não qualquer aquário. Nas lojas de R$ 1,00 estão à venda uns potes de vidro redondo que servem para arranjos de plantas (naturais ou não). Estes são apropriados para esta finalidade pois não possuem tampa e por isso a vaporização da água ocorre bem. Você pode montar seu aquário como quiser, lembrando que usará peixes pequeninos.

Os peixes usados serão ou Paulistinhas, Lebistes ou ambos pois vivem bem juntos. São resistentes e não necessitam de muitos cuidados como bombinha ou limpeza frequênte. Aliás, para estes peixes, quanto menos fizer limpeza, melhor! O que deve sempre estar limpo é apenas as 'paredes' do aquário para que o limo não se acumule. Isso quer dizer que as 'paredes' serão limpas ao perceber-se a formação de limo. Sempre que o nível da água baixar, repor. Óbvio que precisam de ração, mas a quantidade é pouca e o preço é baixo. Estes peixes comem larvas de mosquitos, então não é necessário se preocupar em tampar o aquário.


A noite é que sentimos mais o ar seco. Por isso, para melhores resultados, pendure nas janelas do quarto toalhas molhadas. Ela vai filtrar o ar que entrar pelas janelas e renovar o ar interno. Com estas duas dicas, o sono será bem tranquilo!

Para quem mora mais próximo de avenidas com tráfico intenso de veículos ou entre muitos prédios, redobre os cuidados. A janela não deve estar completamente aberta e deve-se usar a toalha de dia também. Pendure e deixe aberta apenas uma quantidade que favoreça a passagem de ar pela toalha, ok? Dentro de casa você está criando um ambiente que para ser mantido é necessário pouca ventilação externa, para que a poluição não se estale ai dentro. Deixe abertos portas e janelas o suficiente...

Lembre-se que em dias de ar muito seco, se possível, fique mais dentro de casa no ambiente que você está construindo com ar renovável... Quando sair, leve sempre uma garrafinha de água e beba bastante!


Nenhum comentário:

Visit Greenpeace.org to help prevent environmental destruction.