Já que ainda estamos no clima de queimadas e o ar está ficando cada vez mais cáustico devido a tantos fogos criminosos e a tanto tempo de estiagem resolvi fazer um post rápido e sucinto sobre como denunciar irregularidades ambientais.

No caso das queimadas não há muito segredo, ligue para os bombeiros e indique o local da queimada. Além disso, o Ibama possui uma “linha verde” O número é gratuito e funciona 24 horas. Para denunciar incêndios em seu estado basta ligar para 0800-61-8080 e detalhar, o máximo possível, a localização e a intensidade do incêndio. Denúncias também podem ser feitas pela internet, pelo e-mail: linhaverde@ibama.gov.br. Se o incêndio for próximo a uma rodovia, alerte também a polícia rodoviária ou a empresa responsável pela gestão da estrada.

Se a situação envolver a compra, venda ou transporte ilegal de animais silvestres brasileiros, a denúncia pode ser feita à Renctas (Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres). Para mais informações sobre animais venenosos ou peçonhentos, o contato é o Instituto Butantã, no telefone 0/xx/11/3726-7222.


Fonte: CANAL AZUL