Translate

Centelhas de Luz - Destaque pra vocês!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Hoax: Dra Livia Aguiar

Mensagem original:

Me parece que procede.

Fiz uma cirurgia há pouco e o médico - da UNIMED - me falou que dizem que essa gripe é igual à gripe comum se referindo aos óbitos, em torno de 1% mas o que as autoridades não falam é que ela é muito mais contagiosa do que a outra, então...
Orientou pra não ira a lugares fechados e retirou os dois filhos de 2 e 4 escolinha.

Devemos ter uma boa alimentação e manter a imunidade alta.

Vamos aguardar.
[nota: todas as mensagens, independente de quem as repassem, possuem este trecho]


R E P A S S A N D O
Gente, quando parece somente boato, nem reencaminho, mas este não poderia deixar de repassar:

Por favor repassem



Dra Lívia Aguiar Fisioterapeuta especialista em Acupuntura
(41) 9129-5572 (41) 3242-0207

Leiam, por favor.

Acabei de conversar com um amigo no msn sobre a gripe suína, vou colar a nossa conversa para terem ideia do que está acontecendo... deco ® diz:

to em panico com esse negcio da gripe. hoje tivemos reunioes com uns medicos da Unimed, os caras falaram que a situação é desesperadora

Lilis diz:

ahããã, amigas minhas falaram...

deco ® diz:

que os hospitais e as operadoras de saude, tao recebendo oficios do governo pra nao divulgar dados

deco ® diz:

morreram 12 medicos em curitiba já, 3 deles cooperados da Unimed

Lilis diz:deco ® diz:

o HC teve 115 mortes já, mas só pode divulgar que teve 28

Lilis diz:

ai q horroooooor

deco ® diz:

eles não sabem o que fazer a partir do quinto dia da doença se nao curar até lá

deco ® diz:

tão colocando as pessoas em coma induzido pra amenizar o sofrimento

Lilis diz:

uiiiiii, chega, não quero mais saber...medo até de sair de casa

deco ® diz:

eles falaram que as autoridades não tão divulgando pra nao deixar a população em panico

deco ® diz:

mas que na verdade eles tão completamente perdidos

deco ® diz:

o jantar que a gente tinah amanha era la no Le Rechaud, no fondue

deco ® diz:

um dos casais que tavam indo , o cara é medico. é o Dr. Marclo Tizzot que foi o cara que diagnosticou o primeiro caso da gripe em Ctba.

deco ® diz:

ele que falou pra gente desmarcar

deco ® diz:

porque nao vale a pena o risco

Lilis diz:

aff maria

deco ® diz:

aham

deco ® diz:

ele falou pra gente pedir uma pizza e ir pra casa dele

deco ® diz:

ele falou pra nao fazer nada que seja arriscado

deco ® diz:

nao ir no shopping, nao ir em bar, boate, não ir nas nights, em restaurantes então pior ainda, pior ainda nos que são por Kilo

deco ® diz:

porque todo mundo usa os mesmos pegadores

Lilis diz:

putz, acho q nem vou ao mercado hj então

deco ® diz:

esta PUNK ao maximo a situação

deco ® diz:

os caras tão desesperados

deco ® diz:

tem uma amiga minha que é medica no HC, disse que la ta o caos, ela ta com 6 amigos internados com a gripe, todos medicos

Lilis diz:

eles falaram se tem solução???

Lilis diz:

ou é só esperar?

deco ® diz:

nao tem solução. a solução é só se diagnistitcar ela ante do virus chegar no pulmao, senao é muito dificil

Lilis diz:

mas e vai ser assim até o resto do ano???

deco ® diz:

é por isso que eles tão em panico ninguem sabe

deco ® diz:

a Unimed disse que tem um documento na mao que parece que segunda feira em Curitiba, vai ser decretado estado de calamidade publica e vão mandar parar a cidade

deco ® diz:

ninguem pode sair de casa

deco ® diz:

vamos esperar

deco ® diz:

essa minha amiga, disse que o virus tá em Nivel 1 ainda, e que ele deve ir ate o nivel 4

Lilis diz:

mas tá...e a solução q eles falaram é ficar em casa pra não propagar o vírus, e assim o vírus some?

deco ® diz:

sim

deco ® diz:

porque dai para de disseminar

deco ® diz:

e eles matam todos os focos

deco ® diz:

foi o que o Mexico fez

deco ® diz:

parou o país e eles acabaram com tudo

deco ® diz:

ou, nos tamos tudo exigindo mascaras nas pessoas que tão vindo fazer atendimento aqui no escirtorio

Lilis diz:

ai meu deus

Lilis diz:

valeu pelo toque Deco!!! é horrível saber da verdade, mas é bom pra se previnir

deco ® diz:

pois é.

deco ® diz:

até ontem, eu tava ca.gando e andando pra tudo isso

deco ® diz:

mas quando os medicos me falaram fiquei que nem vc assim, em choque

Lilis diz:

posso copiar essa nossa conveersa e mandar pra algumas pessoas?

deco ® diz:

pode ? deve

deco ® diz:

deve deve deve


Dra Lívia Aguiar Fisioterapeuta especialista em Acupuntura
(41) 9129-5572 (41) 3242-0207
===================================================================
Minha resposta aos emails recebidos:

É assim que começa: "Não sei se é verdade, mas... Repasso!" E assim, a internet já está infectada com essa mensagem falsa!

Como combatente a hoax que circulam na internet, quero dizer algumas coisas...Não sou influênciável, portanto duvido que eu adquira Influeza!Não creio que essa gripe seja suína, mas o bando de porcos foi uma prova de como o vírus de gripe comum aperfeiçoada em laboratório age e sua intenção. Em toda a Natureza, acúmulo de animais de uma mesma espécie gera doenças que exterminam boa parte dos animais do bando, como um meio de auto equilíbrio ao habitat deles. Um exemplo são os gatos. Mais de 30 gatos presos nummesmo espaço, geram uma doença que mata boa parte deles.Esse vírus está se propagando onde há excesso de pessoas. O modo de vida atual também colabora em muito para o contágio.

Não importa se você vive em academia, ir todo dia fazer repetidamente a mesma coisa é sedentarismo do mesmo modo. Fazer exercícios trancados num lugar é apenas condicionamento na rotina. É diferente de sair e fazer uma caminhada ao ar livre... Ser limpo demais não quer dizer higiene. Viver de dieta não quer dizer que se seja saudável.Quero dizer com isso que o modo de vida atual desenvolveu resistências imunológicas preguiçosas. Os anti corpos não reagem mais a nada, porque as pessoas não permitem que se ativem no organismo.

Por que eu acredito assim, se houver identificação com a mensagem irão repassar também? Mas é assim? 'Acham' que é isso mesmo e espalham?

Até aqui, você pode dizer quais os estudos foram feitos para se chegar a essa conclusão... Simples, não sou cega e nem influênciável. Nem tudo o que a mídia comprada diz é fato, assim como nem toda notícia via email é. Para muitos, é bem mais simples sair acreditando em tudo o que é dito, a ir atrás do assunto é pesquisar e tirar as próprias conclusões.

Alguém ligou para o telefone disponível na mensagem? Alguém foi ao Google e pesquisou o nome dessa doutora? Uma doutora que tem seu telefone exposto na internet não tem também um espaço virtual onde fala sobre seu trabalho? Uma médica ou um profissional formado na área da saúde tem tempo para Msn? As expressões usadas na conversa são realmente usadas por um adulto profissional ou por um adolescente que fala 'miguxês'?

Entendam de uma vez por todas que mensagem que iniciam-se com REPASSE, são de origem duvidosa! O mesmo condicionamento que favorece a gripe, condiciona as pessoas a ter esse impulso de sair repassando uma mensagem sem ler, sem se certificar de sua autenticidade, apenas porque a primeira palavra que leu causou influência e uma ordem: REPASSE!

A única coisa que essas mensagens fazem é colecionar endereços de emails que chegam a spamers e crackers.

Então vamos combinar?

-jamais repasse uma mensagem sem se certificar de ela é legítima. Não repasse nem por desencargo de consciência! Não queira ser bom samaritano repassando uma mensagem que você pré julga ser importante. Você pode estar auxiliando os spamers e repassando mentiras que apenas causam pânico nas pessoas.

-se houver nome, telefone e endereço disponível na mensagem, ligue, use um mapa, verifique se os dados são verdadeiros.

-entre em contato com a pessoas cujos dados aparecem e confirme se a mensagem procede.

-denuncie todo e qualquer email de procedência duvidosa: sejam hoax, sejam vírus disfarçados de mensagens de empresas, sejam avisos de dinheiro fácil,para crime.internet@dpf.gov.br

-diante de uma mensagem alarmista, pesquise, leia sobre os casos ocorridos, vasculhe a internet e tire suas próprias conclusôes: não seja influênciável!

Se quiser compreender o que estou dizendo, assista um filme baseado numa história real chamado "O Jardineiro Fiel", e conheça o que empresas farmacèuticas, ricos, poderosos e políticos são capazes de fazer para obtenção de lucro.Observe seu próprio modo de vida, o modo como os outros vivem, os hábitos alimentares baseados em industrializados, os lugares que costumam frequentar e morar e analisem por si mesmos. Não deixem o pensamento morrer e enxerguem com os próprios olhos... Não enxerguem apenas o que querem que vocês vejam!
=============================================================
Entrando o site da Unimed, encontrei a seguinte publicação:

Assessoria de Comunicação

Unimed Curitiba esclarece os boatos sobre a gripe suína 07 Agosto 2009 -
A Unimed Curitiba esclarece ao público em geral, que a respeito do e-mail que vem circulando na internet fazendo referências as situações envolvendo a gripe H1N1(gripe suína), que supostamente teriam sido extraídas de uma conversa havida com um colaborador da Unimed Curitiba, trata-se de documento apócrifo que traz fatos que não correspondem à verdade e que lamentavelmente acaba por alarmar a população de modo absolutamente irresponsável.
A Unimed Curitiba rechaça as informações apresentadas na aludida correspondência eletrônica, bem como, e principalmente, repudia a conduta adotada pelo autor desconhecido e expressa a sua confiança no atuar das autoridades de saúde no combate à gripe.


===================================================================

Leia mais:

Pastebay
Cartório Cristina Castelan

Na verdade, os únicos vírus realmente preocupantes são o descaso, da hipocrisia, da imbecilidade, da ignorância, da inércia, do comodismo e da falta de bom senso!
O ser humano parece não conseguir viver sem disceminar o caos!

===========================================================

Resposta à comentários:
Anônimo!Meus parabéns por sua consciência!Duvido muito que a gripe te pegue!Abraços e muita saúde pra ti e aos teus!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
MédicoSp, estou muito satisfeita em saber que ainda existem pessoas com seu senso crítico. É de uam lucidez invejável que deveria servir como exemplo!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Anônimo, Leda e Camisa9, meus parabéns por não serem influenciáveis e pesquisar tirando suas próprias conclusões sem ir nas idéias dos outros de imediato!
Vocês todos que comentaram ganharam um lugar de destaque pelo exemplo concedido! É isso ai: pesquisar as mensagens recebidas antes de repassar! Repassar apenas o que éútil e verdadeiro!
------------------------------------------------------------------------------------------------
É isso ai, Eduardo Carvalho! O mundo já está cansado de tanta mentira, não precisam inventar mais para que o pânico se prolifere!
Parabéns por sua iniciativa!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Anônimo:
Ao ligar para o número ninguém atende. Muitas pessoas ligaram e isso pode ser constado nos fóruns internet à fora. "Peguei o fone e liguei. Celular em caixa postal e telefone inexistente.Ela, que se diz fisioterapeuta, não está cadastrada no CREFITO, que é o Conselho Regional da categoria."


Quanto a música, você tem as seguintes opções até que eu arrume isso:
-ou clica na pausa
-ou abaixa seu volume
-ou conhece a tradução da música e passa a gostar
Atenderei seu pedido mesmo sem saber se é necessário visto que você foi a única pessoa desde a criação do blog que reclamou disso, e sem saber se você será um visitante constante para tanto.
E meus parabéns à você! Se chegou até aqui é porque estava pesquisando pra saber se isso é verdade ou não.
-----------------------------------------------------
Liliane:

Vamos ser sinceros? A mesma quantidade de pessoas que está desesperada é a mesma proporção das que não estão nem ai.
600 pessoas suspeitas, são ainda suspeitas: não são casos comprovados.Se não se deve crer no que a mídia diz, idem para emails com teor alarmante e idem para dados espalhados por ai.
O Tamiflu está sendo analisado por causar efeitos colaterais principalmente em crianças, talvez por isso esteja em falta.
Sei que a situação é preocupante, mas se cada um cuidar de si e de sua família, mantendo a resistência imunológica alta, ajuda!Consumam mel (mas não escravizem as abelhas)e produtos naturais de combate a gripe, que fortaleçam os pulmões...
Vários fatores estão contribuindo para que a gripe se alastre, não podemos apenas esperar que as autoridades façam algo! Aqui ao lado, em Taboão da Serra, houve um caso de gripe suina numa empresa. O funcionário está hospitalizado e a empresa não tomou nenhuma providência a respeito. Foi passado ao pessoal de lá que então, cada um se informe e se precavina, pois se esperar a empresa ou a prefeitura de lá fazer algo, acabará contaminado
------------------------------------------------------------------------------------------------
Anônimo2:

Os vírus já habitam este planeta antes de nós. Estão a nossa volta o tempo todo. Não sei se pegar os talheres com guardanapo ajuda, se vai usar o talher na boca. Está sendo pedido para que se lave sempre as mãos e passe vez ou outra alcool para desinfetar. Vamos admitir que não é um hábito muito usual, né?Também ajuda ficar menos em lugares fechados e mais ao ar livre ou lugares bem arejados.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Nayara Maia:

Parabéns à você por buscar sempre a verdade e se informar sempre!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Celisse e Morgana: vocês acrescentam esperança aos nossos corações que lutam constantemente por um mundo melhor.É realmente uma felicidade saber que há pessoas com senso e consciência. Parabéns!

20 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhosa resposta!
Foi justamente pesquisando sobre a procedencia do e-mail que acheiseu material divulgado na internet.Vou colar e repassar trechos do seu texto pois vc escreveu tudo que eu queria dizer para meus amigos inocentes.Estou ligando a manhã inteira para os telefones dos e-mails(recebi 2 diferentes) e nada de ninguém atender.....deve sr hoaxe mesmo.Um abraço não influenciável!

Projeto Adão disse...

Anônimo!
Meus parabéns por sua consciência!
Duvido muito que a gripe te pegue!
Abraços e muita saúde pra ti e aos teus!

MedicoSP disse...

Também recebi esse email. Repudio absolutamente o encaminhamento de emails como este. O indivíduo que repassa uma mensagem desta, sem saber se é verdade, não tem o menor senso cívico, moral e social. Educação na internet já!

Projeto Adão disse...

MédicoSp, estou muito satisfeita em saber que ainda existem pessoas com seu senso crítico. É de uam lucidez invejável que deveria servir como exemplo!

Anônimo disse...

EXcelente texto!! ParabénSs. . .
Não influenciáveis!
AbraçO.

Leda disse...

realmente!!
eu também procurava a procedencia do e-mail quando achei seu espaço!!
parabéns mesmo!!

Camisa 9 disse...

Parabens, cara!
Acabei de receber esse e-mail e fui perguntar pra quem me envio (e para outras 200 pessoas axo...) se era verdade e quem eram as pessoas da conversa, mas daí fui pesquisar na net e achei esse blog aki e minhas suspeitas se confirmaram...

mais um caso de hoax...assim como akele do cancro mole que dá qdo se usa anti-transpirante né? aff...

vlw e bom trabalho, continue com ele que o mundo precisa de pessoas conscientes como vc!

abx

Éric Seles

eduardodecarvalho disse...

Cara, já recebi isso aqui em São Paulo e vou meter boca na minha amiga por ficar enviando m...
Até liguei com skype pra ver e imediatamente já pus no google, pq eu sempre certifico as coisas antes.

Abraços
Edu

Anônimo disse...

Pois é,,,,
dos que ligaram qual foi o resultado,
pq não vi ninguém revelar.
Estranho ??!?!?!

Será que com a gripe H1N1 é pra todos ficarem tranquilos mesmo, ou isso é o que a imprensa e órgãos de cima querem que nós acreditamos.
Pra eles é fácil só revelar o que realmente é para todos saberem.

Ps.: põe opção de stop nessa música
do Michael.

vlw ad

Liliane disse...

Bom gente, se esse email é verdadeiro ou não, não sei, mas o fato é que muitas pessoal estão sendo contaminadas, aqui em Londrina, até semana passada foi divulgada mais de 600 pessoas supeitas, o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Paraná, que aponta ter havido 25 mortes pela gripe suína no Estado, mostra que uma delas - uma mulher adulta jovem - morreu na regional de Londrina na terça-feira. Naquela regional foram confirmados 17 casos da doença. E vários internados na UTI do HU, inclusive o remédio usado o Tamiflu ja se esgotou aqui, então acho que temos que nos preocupar mais em se cuidar né....beijos a todos e se cuidem, cuide de quem vcs amam tbm...

Anônimo disse...

Realmente o tal "Repassem" é contagiante...quantos correm atrás da info verdadeira? Bom, de qualquer forma para amenizar o problema no buffet, uso um guardanapo para pegar os talheres. Não sei se resolve muito.

Nayara Maia disse...

Foi justamente por sempre pesquisar essas [des]informações que cheguei a seu blog! Parabéns!!

Anônimo disse...

Idem a Nayara, só tenho uma dúvida e não sei se alguem parou para pensar. Parece que o virús sofreu uma mutação e esta mais resistente, poderia ser testes de laboratório que de alguma forma vazaram e causaram esse estrago? Fica a pergunta, pois os primeiros casos ocorreram próximo à fronteira de países e estudos são feitos para se providenciar vacinas mais eficazes.

Projeto Adão disse...

O vírus está mais resistênte ou a imunidade está mais fraca?

Anônimo disse...

Dra. Livia,

Recebi hoje o email, e lhe confesso que fiquei alarmada, mas a primeira coisa que fiz foi procurar o seu nome no google e assim achei esta pagina muito explicativa.
Obrigada.

Projeto Adão disse...

Legal, Anônimo!
Meus parabéns por não ser influênciável e se informar antes de repassar.
Só uma correção: não sou a Dra Lívia. Na verdade ela não existe!

celisse disse...

Procurando por "livia aguiar" achei seu blog, gostei. Vou voltar sempre!
Parabéns.

morgana disse...

tambem recebi esta mensagem e fiquei desconfiada do conteudo, obvio que nao a repassei, antes tirei minhas proprias conclusoes!!! parabens por seu esclarecimento e continue sempre em busca da verdade.

Projeto Adão disse...

Celisse e Morgana: vocês acrescentam esperança aos nossos corações que lutam constantemente por um mundo melhor.
É realmente uma felicidade saber que há pessoas com senso e consciência. Parabéns!

Desenhista de Pensamentos disse...

O que preocupa é as informações não só sua origem, é de fato que os medicos principalmente de hospitais publicos estão deixando a desejar sobre a nova gripe, estava com varios sintomas e me mandaram ir para casa, me passaram antibioticos apenas, quantos já passaram por isso morreram? Não temos e nao sabemos a real vastidão da nova gripe, sabemos que as noticias são claramente modificadas na midia para evitar panico e etc..
Eu acredito no conteudo da mensagem porem é de fonte desconhecida. Pode ser que alguem alterou o nome ou sei lá, mas tenho certeza que a gripe é muito alem do que o divulgado pela midia.